35ª Expoflora em Holambra/SP é muito mais do que flores

Além da tradicional exposição com as mais variadas espécies, a Expoflora, que segue até o próximo dia 25, é uma grande festa com atrações e a gastronomia holandesa – Fotos: Adilson Zavarize

0
5571
Foto: Adilson Zavarize (arquivo)

Deixamos mais uma vez a nossa querida Piracicaba, desta vez com um destino um pouco mais perto, a pequena e florida Holambra, que fica a pouco mais de cem quilômetros do nosso ponto de partida, e a 130km da capital paulista, para visitar a exposição de flores mais famosa do Brasil, a Expoflora.

Conhecida como “Cidade das Flores”, Holambra foi oficialmente fundada em 1991, sua arquitetura e cultura refletem a influência de seus colonizadores, que chegaram no Brasil em meados de 1948, vindos da Holanda. A jovem cidade tem hoje pouco mais de 13 mil habitantes, e é o maior exportador do setor em toda a América Latina, fazendo jus à sua fama.

Na Expoflora, o que não falta é o que fazer. Passear pelas ruas floridas antes de visitar a exposição é um exercício de relaxamento. Assim como assistir a “Parada das Flores”, sempre às 16h, com carros decorados com arranjos, e, ao final do desfile, a emocionante “Chuva de Pétalas”, onde diz a tradição, que a cada pétala que é pega ainda no ar, um desejo é realizado. Há também, todos os dias, à partir das 14h30, apresentações de danças típicas nos cinco palcos da festa.

Paisagismo

luciano-zanardo-foto-adilson-zavarizeA exposição paisagismo é mais uma grande atração, com belos trabalhos, como a proposta de jardim, hall e varanda do paisagista Luciano Zanardo, logo na entrada da exposição, onde buscou a inspiração em Bali, utilizando elementos rústicos e naturais. Zanardo, que participa pela primeira vez da Expoflora está feliz com o resultado e com a receptividade do público, “Estou muito satisfeito, gosto de trabalhar com materiais que remetem a natureza e aqui pude usar muito a minha criatividade. Espero que esta seja a primeira de muitas Expofloras que pretendo participar”, afirmou.

Exposição

A grande atração da Expoflora, a exposição de arranjos florais, vem este ano com o tema “Parque das Flores e Sabores”, e é organizada pelos decoradores e paisagistas holandeses Jan Willem van der Boon e Jessica Drost.

35ª Expoflora em Holambra - 001
« 1 de 137 »

Além de ser uma grande vitrine das novidades do setor, é uma exposição que faz bem aos olhos, olfato e à alma. É uma verdadeira explosão de cores e formas, em meio à delicadeza de alguns arranjos mais sofisticados e ricos em detalhes, há também a beleza e a simplicidade, como num simples vaso com apenas uma flor. Tudo muito bem organizado, com ambientes e paisagens distintos, faz-se perder a noção do tempo em meio à mescla de cores e formas.

Gastronomia

E é claro que depois de tudo isso bate uma fome bacana. E aí vem outra grande atração da Expoflora: a gastronomia holandesa! Nada como poder apreciar os pratos típicos num ambiente tão propício. Além dos já conhecidos Pannekoek (panquecas), Einsben (joelho suíno), Batatas Holandesas, Sorvete de Rosas, entre tantos, os chefs holandeses não param de criar novos pratos e doces. Este ano quem for para Holambra, além de assistir, vai poder experimentar no Casa Bela, a Chuva de Pétalas em forma de bolachinhas. Outra novidade da casa, o Bloem Berry Ross, que tem a forma de um botão, é a mais nova criação do chef Pablo Schoenmaker Domingues.

Além dessas delícias, o recinto conta ainda com restaurantes, docerias e uma praça de alimentação completa.

Compras

Não tem como ir a um lugar desses e voltar de mãos abanando. Por isso, pra quem quiser comprar souvenirs holandeses, só encontrados em Holambra, há três shoppings com 250 estandes com artesanato, moda e decoração.

Ah, as flores! É claro que não dá pra voltar pra casa sem trazer pelo menos uma flor de Holambra. Mas não se preocupe, tem o Shopping das Flores, onde você vai se perder entre aproximadamente 200 espécies e mais de 2.000 variedades de flores e plantas ornamentais que são cultivadas por cerca de 400 produtores que as comercializam através da Cooperativa Veiling de Holambra. Nós trouxemos as nossas e os preços são bem variados.

Serviço
35ª Expoflora

Onde: Holambra/SP
Quando:
até 25 de setembro de 2016
Horário:
de sexta a domingo das 09h00 às 19h00
Entrada:
R$ 42,00
Meia entrada:
Acima de 60 anos
Informações para o público: (19) 3802-1421
Site da Expoflora: www.expoflora.com.br

Por: Adilson Zavarize e Kátia Nazatto

Deixe uma resposta