36ª Festa das Nações de Piracicaba vai beneficiar 25 instituições sociais de Piracicaba

Lançamento aconteceu na sexta, 22/03, no Teatro Erotides de Campos, Engenho Central

0
373
Foto: Adilson Silva | Foto Perigo

Com dois restaurantes a mais – Japão, que retorna, e Rússia, que é novidade – a 36ª Festa das Nações conseguirá beneficiar quatro instituições sociais de Piracicaba a mais – 25 – que em 2018. A 36ª edição da Festa das Nações foi lançada oficialmente na sexta, 22/03, com o Teatro Erotides de Campos, no Engenho Central, lotado. No evento, foi apresentada a identidade visual da festa, os patrocinadores e as rainhas. A 36ª Festa das Nações, que reúne gastronomia e cultura, acontece de 15 a 19 de maio, no Engenho Central.

A Festa das Nações é realizada pela Fenapi (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba), com uma parte dos recursos oriundos da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial da Cultura, e promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba), com organização da Secretaria Municipal de Governo e Desenvolvimento Econômico.

Grupo de Referência do Coro Piracicaba, do projeto Guri. Foto: Adilson Silva

A cerimônia de lançamento foi marcada por muita beleza e emoção. Foi o momento de conhecer quem faz a festa acontecer, como instituições, realizadores, patrocinadores e voluntários. Os momentos de destaque foram a entrada das bandeiras das nações e regiões, conduzidas pelo guardiões, Atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba, além da apresentação do Grupo de Referência do Coro Piracicaba, do projeto Guri, que arrancou aplausos do público, sob a regência de Vanessa Zambão e com Vinícius Polezer Leite ao piano.

Guardiões e Rainhas 2019. Foto: Adilson Silva

Outro momento muito esperado e festejado foi a apresentação das rainhas, que representam as 16 nações, além de Piracicaba e regiões do Brasil. As rainhas, todas voluntárias, usam trajes típicos de suas nações e têm a missão de incentivar a paz, a harmonia, a alegria, a fraternidade e a solidariedade por onde passam, antes e durante o evento.

AGRADECIMENTOS

A cerimônia teve a participação, também, de autoridades, entre elas, do prefeito Barjas Negri, da presidente do Fussp, Sandra Bonsi Negri, do presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, e do presidente da Fenapi, Marco Antonio Guidotti.

Em sua fala, Barjas Negri lembrou que os envolvidos terminam de realizar uma festa e já começam a pensar na próxima. “Não é fácil captar recursos para manter esta festa. É necessário muita energia, criatividade, planejamento e participação das instituições e seus voluntários. Gostaria que todos vocês nos ajudassem com a divulgação. A sensibilizar a população de Piracicaba e região a participar. Quanto maior a participação maior a receita líquida para essas instituições. Isso as sustenta por vários meses”, ressaltou Barjas.

Sandra Negri agradeceu a presença de todos no lançamento – patrocinadores, voluntários e parceiros – e aproveitou para destacar que mais instituições serão ajudadas. “Gostaria de contar para vocês que teremos mais quatro instituições na Festa: a Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba (APFP) e a Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar), juntas, com o restaurante Japão, e uma nova culinária, que é a russa, que vai beneficiar a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Apoio e Prevenção ao Câncer, Doenças Degenerativas e Deficiências Sociais Multiníveis (Ceacan)”, explicou Sandra.

O presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, aproveitou sua fala também para lembrar o quanto tradicional é a Festa das Nações. “Me lembro que participei da Festa das Nações quando era no Lar Franciscano (década de 1980), na avenida Independência. E de lá para cá, vemos quanto a festa cresceu, quantas instituições vieram. Isso mostra o respeito que as instituições têm em seu trabalho, no dia a dia, para o social. É um trabalho muito relevante para a cidade de Piracicaba”, disse.

Marco Guidotti ressaltou que o evento é um marco no calendário cultural e gastronômico de Piracicaba. “Na Festa das Nações, as pessoas vivem verdadeiras experiências gastronômicas com seus familiares, encontram os amigos, relembram momentos passados e reatam laços de amizade. Esse evento só é possível graças ao empenho das diretorias, funcionários e voluntários das instituições, às comissões e diretoria da Fenapi, ao Fundo Social, à colaboração da Prefeitura de Piracicaba, seus funcionários e, principalmente, dos patrocinadores, a quem gostaria de homenagear”, disse Guidotti.

Este ano, as rainhas vão representar o Café nas Nações e os países África, Alemanha, Brasil (que engloba Piracicaba, Região Brasil Nordeste, Região Brasil Norte, Região Brasil Sul), Coreia Do Sul, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Índia, Itália, México, Nações Árabes, Nova Zelândia, Portugal e Reino Unido. Todos os países e regiões servirão pratos típicos nos restaurantes e quiosques sob seu comando.

INSTITUIÇÕES BENEFICIADAS

Este ano, as instituições beneficiadas serão a AUMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba), Lions Clube de Piracicaba – Independência, Apaspi (Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba), Grupo Escoteiro São Mario, Associação Síndrome de Down/Espaço Pipa, Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs, CRAMI (Centro Regional de Registros e Atenção aos Maus Tratos na Infância), Creche Marshlea Dawsey, Associação Atlética Educando pelo Esporte, Centro de Reabilitação Piracicaba,Sociedade de Apoio à Vida Dr. Nelson Meirelles (CVV), Sociedade Amigos de Vila Rezende (Savire), União Espírita de Piracicaba, Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), Fundação Jaime Pereira (Funjape), Pastoral da Criança, Serviço de Apoio ao Adolescente com Medida Sócio Educativa (Seame), Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba (APFP), Associação de Atendimento à Pessoas com Deficiência Visual de Piracicaba (Avistar), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e Centro de Apoio e Prevenção ao Câncer, Doenças Degenerativas e Deficiências Sociais Multiníveis (Ceacan), Casa do Bom Menino, Pasca (Pastoral do Serviço de Caridade) e Associação A Turma do Papai Noel.

SERVIÇO
36ª Festa das Nações de Piracicaba

De 15 a 19 de maio, no Engenho Central, avenida Maurice Allain, 454.

Eleni Destro
Centro de Comunicação Social

Prefeitura Municipal de Piracicaba

Deixe uma resposta