A conquista do sucesso no e-commerce

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O sucesso é o sonho de todos os que se lançam num novo negócio online. Ainda assim, a verdade é que, apesar de ser mais simples do que nunca iniciar uma atividade no meio digital, nomeadamente através da abertura de uma loja online, é cada vez mais difícil conseguir o destaque efetivo que fará com que a história de um sonho se transfigure numa real história de sucesso.

Para que o êxito faça parte da história dos novos empreendedores do universo digital, o aliar de vários fatores tem de acontecer, por forma a garantir que, perante as severas lógicas de concorrência, se consegue atingir o público desejado e transfigurar os produtos comercializados em lucro.

Embora este seja – quase sempre – o sonho inicial, os números que nos são apresentados pelas estatísticas da SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – não são animadores e demonstram bem como a taxa de falha é superior à taxa de sucesso. Estes números indicam, pois, que cerca de 60% das empresas online brasileiras tenderão a falir em 12 meses e que este valor aumenta para 80% quando consideramos os primeiros 18 meses.

Assim, mais do que definir qual o negócio que se vai abrir na Internet, é hoje importante que se conheçam bem as tendências e que se adapte a ação às mesmas para que o êxito seja, efetivamente, uma hipótese.

Hoje exploramos alguns dos elementos fundamentais para a conquista do sucesso no e-commerce. Venha descobrir quais são.

1. Os aliados certos para criar a marca

O tempo é um inimigo do século XXI e não vale a pena negá-lo. A primeira coisa que deverá ter em atenção, quando abrir a sua loja online é que esta implicará o seu esforço a vários níveis. A criação da marca, a gestão efetiva de todos os aspetos logísticos, o contacto com o grande público, a difusão, as entregas… tudo isto ocupará tempo.

Então, logo no começo, quando está a criar a sua loja online, é importante que saiba com quem pode contar para o apoiar em todo este processo. Algumas ferramentas online, como o gerador de nome, o gerador de slogan ou mesmo o gerador de logótipo são alternativas muito válidas, que podem reduzir os gastos iniciais e garantir uma presença mais forte do seu e-commerce no meio atual. Para que tenha noção do tipo de ferramenta de que falamos, clique aqui.

2. Delegar tarefas de gestão logística

Encontrar um parceiro à altura para poder delegar a parte da gestão logística da empresa e focar-se nos aspetos da difusão da marca irá poupar muito tempo e muitas preocupações aos empreendedores.
Algumas formas de gestão do negócio online, como o Dropshipping, podem ser uma grande ajuda para os novos negociantes, fazendo todo o processo de relação entre os fornecedores e os clientes e evitando, por um lado, os gastos iniciais com stock e com o seu armazenamento e, por outro, o gasto de tempo com questões como o embalamento dos produtos e o seu envio aos consumidores.

3. Faça um bom uso das plataformas disponíveis

A difusão é uma parte muito importante do sucesso de uma marca e um bom uso da publicidade e das plataformas de mídia digital pode, sem dúvida, fazer a diferença entre o sucesso e o insucesso de uma empresa.

A maioria das novas lojas online encontram os seus públicos nas redes sociais, fazendo uso de espaços como o Facebook, o Instagram, o Twitter ou mesmo o Snapchat para garantirem que dão a conhecer a sua marca e que criam interesse junto dos potenciais clientes.

Estas redes permitem, hoje, que se levem os produtos ate ao público em geral e que se publicitem as lojas online, através de publicações gratuitas ou de pequenos investimentos em publicações patrocinadas.

Quanto maior for a expressão de uma loja online nas redes sociais, maior será a sua probabilidade de sucesso efetivo.

Aproveite ainda estas plataformas para se manter atualizado sobre as tendências atuais.

4. A manutenção da motivação

Um dos maiores erros de quem inicia um negócio online é esperar que este se destaque e tenha sucesso nos primeiros tempos de existência.

A atual lógica deste tipo de setor raramente permite que as novas marcas gozem de um sucesso imediato e, por isso, a perseverança é um dos mais importantes traços de quem quer conquistar o êxito com este tipo de trabalho.

Para evitar a desmotivação, muito pode ser feito. Rodear-se de amigos e familiares que acreditam em si, ler histórias sobre as dificuldades que as grandes marcas internacionais passaram antes de se tornarem consagradas ou mesmo ler livros ou frases motivacionais pode ajudar no processo.

Independentemente de qual seja o seu método de eleição, o mais importante é que se mantenha motivado para continuar a lutar pelo seu sonho.

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