Acipi: Fatores psicológicos influenciam na prevenção ao câncer

Tema foi abordado em palestra no 99º Encontro da Mulher Empresária, realizado hoje (2) pela Acipi

0
1707
Foto: Comunicação Acipi

Viver em harmonia no microcosmos individual, na sociedade, no ambiente de trabalho e na família, não deixando os conflitos, as mágoas e o stress crônico afetarem a saúde. Com o propósito de refletir sobre essa importância dos relacionamentos interpessoais, o ginecologista Sergio Bruno Barbosa ministrou na manhã de hoje (2), no 99º Encontro da Mulher Empresária”, a palestra “Bom dia, Outubro Rosa! O papel do microcosmos na prevenção do câncer”.

O evento bimestral é organizado pelo CME (Conselho da Mulher Empresária) da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). “O CME cuida de assuntos relevantes para a vida das mulheres que, hoje, assumem papel de comando na sociedade. Há a necessidade de cuidar da saúde, do equilíbrio emocional. Esse é o papel importante que o Conselho vem fazendo. O que sustenta tudo isso é a unidade do CME, que leva bem-estar às pessoas que o frequentam”, destacou o presidente da entidade, Luiz Carlos Furtuoso.

Foto: Comunicação Acipi

A 99ª edição marcou a abertura oficial das comemorações alusivas ao Outubro Rosa. “Quem previne o câncer de mama tem mais chances de cura. E o conhecimento previne, salva. O Encontro cumpre a missão do CME de atentar as mulheres sobre a importância da prevenção, dela mesma e das pessoas que as cercam. Quem ama, cuida”, comentou a conselheira Elisângela Libardi. No total, 150 mulheres compareceram ao encontro, que também contou com apresentações de piano, acompanhado de violino, e do grupo Amigas da Onça.

Na sequência, a palestra teve como objetivo alertar as participantes sobre as influências do microcosmos nas causas do câncer de mama. “Frustrações, mágoas e rancores nas relações interpessoais levam a um desequilíbrio do sistema hormonal e imune. Não adianta se alimentar bem, fazer exercícios diariamente, realizar exames preventivos se a pessoa está em um microcosmos hostil. É preciso viver em um ambiente no qual a mulher seja valorizada. A nossa mente controla tudo, por isso está na parte de cima do nosso corpo”, disse Barbosa.

O profissional acrescentou, ainda, que os problemas sempre vão existir, mas cabe às pessoas saberem lidar com eles. “Devemos procurar resolver aquilo que é possível e aceitar, tendo resiliência, aquilo que é insolúvel. A vida é algo muito maior. O amor e a compaixão ao próximo, que está ao seu redor, são muito importantes”, destacou.

Ele finalizou o Encontro da Mulher Empresária emocionando todas com a frase: “todo o corpo pode ter câncer, desde o couro cabeludo até os dedos do pé, mas o lugar que tem menor possibilidade de aparecimento é o coração, talvez porque nele resida o amor”.

O evento teve patrocínio ouro do Sicoob Cocre, Unimed Piracicaba, Payly e prata da Uniodonto Piracicaba.

Serviço

Em edição especial, o próximo Encontro da Mulher Empresária ocorre no dia 27 de novembro, às 7h30, no mesmo local.

Natália Marim
Departamento de Comunicação Acipi

Deixe uma resposta