Alunos da Escola Estadual Dr. Prudente, em Piracicaba, gravam suas mãos em pintura realizada no muro da instituição

Projeto da Neurônio Adicional oferecerá vivência artística aos estudantes

0
646
Foto: Rafael Bitencourt

Os alunos da Escola Estadual Dr. Prudente, em Piracicaba (SP), deixarão sua marca no muro da instituição, ao gravarem suas mãos no local. Intitulado MuroArte, o projeto, que possibilitará a ação, foi iniciado nesta semana e promoverá oficina artística com o premiado ilustrador e caricaturista Camilo Riani. A realização é da agência de marketing Neurônio Adicional, em parceria com Riani e financiamento da Rezecon Contabilidade, FV Construtora, Café Morro Grande, Duo Imóveis e Farmácia Biotipo. A iniciativa conta com apoio da Diretoria de Ensino de Piracicaba e da direção da escola.

O MuroArte surgiu da ideia de oferecer uma ação educativa, focada em vivência artística voltada a crianças e adolescentes, de forma a criar vínculos afetivos entre os participantes e senso de pertencimento ao local onde estão inseridos. A proposta incentiva a preservação do patrimônio, ao trabalhar o reconhecimento da cidade e dos espaços públicos com a metodologia da ArtExperiência.

Equipe da Neurônio Adicional e parceiros. Foto: Rafael Bitencourt

“A ArtExperiência possibilita vivências e acontecimentos por meio da arte. No Brasil, temos poucas experiências como essa, que possibilitam benefícios como a expansão do pensamento. A cidade também ganha com esta arte, pois é algo que poderá ser visto, ainda, pela comunidade externa, potencializando-a ainda mais”, afirma Mateus Piffer Junior, diretor executivo da Neurônio Adicional.

CARTOONGRAFIA

A reforma do muro principal da escola marca o início do projeto, com previsão de término ao final de agosto. O próximo passo, a ser iniciado em setembro, será a estruturação do espaço para pintura com os alunos, em que será utilizada a técnica da Cartoongrafia, desenvolvida por Riani, em que, por meio de arte colaborativa, pequenos desenhos formam uma grande imagem.

“É como se tivéssemos um pequeno grão, que seria a mão de cada aluno, uma participação visual. E junto a esse grão, você tem o outro ao lado, que é a mão do amigo. Ao juntar esses detalhes, temos uma série de grãos, que formam uma cena. A soma de centenas de elementos visuais cria uma imagem única”, explica Riani.

A expectativa é que o trabalho seja concluído no início de outubro, para ser lançado em seguida. “Faremos a apresentação para a sociedade, com o intuito de incentivar outras escolas a promoverem ações semelhantes em suas dependências, de forma a contribuir, inclusive, com o crescimento turístico e cultural de Piracicaba”, completa Piffer Junior.

APROVAÇÃO

Os alunos, os professores e a diretoria da Escola Estadual Dr. Prudente, estão felizes com a iniciativa. “Eu acho muito bom, porque, além de sermos protagonistas, a escola vai ficar mais bonita. E é uma coisa que vai ser coletiva, todo mundo vai participar”, opina Vitória Barreto, de 12 anos, estudante do 7º ano. “É importante para a imagem da nossa escola e vai dar um aspecto melhor, mais vivo, pra valorizar mais a nossa praça, inclusive”, diz José Claudio de Almeida Filho, de 13 anos, que cursa o 8º ano.

“É uma proposta pedagógica, sociocultural, uma ideia de preservar a cidade, a escola, se integrar e fazer arte, o que é muito positivo”, afirma a diretora da escola, Cristina Negro Silva. “Ter a identidade dos alunos marcada no muro é ótimo, permite que eles olhem sempre para os trabalhos deles. É uma marca que eles deixam”, orgulha-se a professora de artes, Denise Maria de Souza.

A Professora Coordenadora do Núcleo Pedagógico  (PCNP) de Língua Portuguesa da Diretoria Regional de Ensino, Rosana de Paiva Felício, ressalta o caráter cultural do projeto. “É muito importante os alunos se apropriarem dos bens culturais e a escola poder garantir isto, trabalhando numa perspectiva de produção com um artista renomado. Estamos com muita expectativa”, conta.

A PCNP de Tecnologia da Diretoria Regional de Ensino, Katiuscia Leonel, também evidencia a importância da iniciativa. “Conheci o projeto do ano passado e me encantei desde o início. É um divisor de águas, a escola antes do MuroArte e depois do MuroArte. O fato de os alunos terem seu registro no muro da escola é um marco histórico”, finaliza.

SERVIÇO

Projeto MuroArte, realizado por Neurônio Adicional e Camilo Riani, com financiamento de Rezecon Contabilidade, FV Construtora, Café Morro Grande, Duo Imóveis e Farmácia Biotipo. Execução entre agosto e outubro de 2019, na E.E.Dr. Prudente, em Piracicaba (SP). Mais informações podem ser obtidas no site www.artexperiencia.com.br

Rafael Bitencourt
Jornalista – MTB 51.477/SP

Deixe uma resposta