Americana ganha mais um ecoponto

0
490
Ecoponto Foto: Marilia Pierre

Para atender a região da Praia Azul, a Prefeitura de Americana está implantando na cidade mais um ecoponto, que entrará em funcionamento a partir de segunda-feira (06/08) na Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal. Agora o município conta com seis unidades para receber a demanda de materiais inservíveis, volumosos e entulhos. Outros dois ecopontos já estão sendo programados para as regiões do Nova Carioba, ainda este ano, e São Luis, segundo a Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (SOSU).

O secretário da SOSU, Adriano Alvarenga Camargo Neves, ressaltou a importância da colaboração da população para que os materiais tenham uma correta destinação. “Nos ecopontos são recebidos móveis, restos de poda e de madeira, entulhos diversos e também materiais recicláveis, que são separados e recebem uma destinação correta, evitando que estes materiais permaneçam nas ruas, prejudicando a cidade e o meio ambiente”, explicou.

Por dia, o volume a ser recedido no ecoponto é de um metro cúbico de material por morador. Segundo o responsável pelos ecopontos, Marcelo Andreotti, a média diária recebida nos ecopontos é de 10 a 11 toneladas de materiais.

A cidade conta com ecopontos nas regiões do Parque Universitário (Avenida Gioconda Cibin), Jardim dos Lírios (Rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209) e Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal). Funcionam de segunda a sexta, das 7 às 18 horas. Sábado, das 8 às 17 horas, e domingo, das 8 às 12 horas.

Para melhorar a coleta de resíduos, entulho, lixo e materiais recicláveis, a prefeitura vem fortalecendo ações no município, criando uma equipe exclusiva para o recolhimento de materiais volumosos, como móveis, colchões, fogões, sofás, entre outros, ampliou a coleta seletiva e viabilizou a realização de mutirões de limpeza nos bairros. Também foram providenciadas medidas em conjunto com a empresa de coleta de lixo, a MB Engenharia, como a otimização do itinerário da coleta e do atendimento aos munícipes, que surtiram efeitos positivos junto à população, proporcionando ao município a conquista da 6ª colocação entre os 15 maiores municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC), no ranking de satisfação da população com a prestação do serviço de coleta de lixo na cidade em 2017.

Por Unidade de Imprensa
Prefeitura Municipal de Americana

Deixe uma resposta