Americana vai construir barragem no Rio Piracicaba para garantir o abastecimento na estiagem

0
966
Foto cedida pela Comunicação Pref. Municipal de Americana

A Administração Municipal de Americana está contratando empresa para construção de uma barragem de elevação do nível de água no ponto de captação no Rio Piracicaba, em substituição ao enrocamento que já perdeu a eficiência. A obra está prevista para ser concluída em seis meses, a partir da emissão da ordem de serviço, e vai garantir o abastecimento durante o período de estiagem quando ocorre a baixa vazão de água. 

Segundo informações técnicas da Coordenadoria de Planejamento do Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana, foi projetada uma barragem definitiva, seguindo todas as normas de construção vigentes, que garantirá o nível necessário e a segurança no processo de captação de água, mesmo nas épocas de estiagem. “O projeto da barragem e as interferências necessárias no corpo hídrico foram devidamente analisados e outorgados pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica do Estado de São Paulo – DAEE e demais órgãos ambientais”, informou. “O principal objetivo é garantirmos um abastecimento efetivo em situações de escassez. Com a mesma preocupação temos feito ainda o trabalho da nova capacitação, para que não fiquemos dependendo apenas de uma só”, disse.

A barragem vai garantir a cota mínima necessária para o funcionamento das bombas no ponto de captação, com elevação mínima de um metro em época de estiagem.  No ponto da barragem, a elevação em vazão média será de 44 centímetros acima das condições atuais. O barramento será executado abaixo da unidade de captação de Americana, divisa com o município de Limeira (próximo à empresa Suzano).  O investimento na obra é de R$ 2.338.973,22.

Unidade de Imprensa
Prefeitura Municipal de Americana

Deixe uma resposta