Atendidos pela LBV aprendem sobre educação ambiental

A experiência fortaleceu a consciência sustentável das crianças e dos adolescentes assistidos pela Instituição.

0
1129
Foto: Comunicação LBV

Qual a importância de falar sobre a educação ambiental na fase da infância?

A exploração em excesso do meio ambiente, resulta em temáticas sustentáveis cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas. A preservação dos recursos naturais é fundamental para a sobrevivência dos seres vivos, portanto, se torna imprescindível a necessidade da conscientização sustentável para que seja possível minimizar os impactos negativos que o descuido ambiental vem causando em todo o mundo.

Para a Legião da Boa Vontade (LBV), é na tenra idade que se forjam os alicerces para a construção de uma sociedade mais consciente em relação à preservação da natureza.  Por assim pensar, a Instituição promoveu um passeio à Estação Experimental de Tupi, localizada no histórico Horto Florestal de Piracicaba. No recinto, existem diversas espécies de flores, árvores e plantas, um verdadeiro espetáculo ambiental.

Foto: Comunicação LBV

Durante a trilha ecológica, as meninas e os meninos atendidos pelo Criança: Futuro no Presente! ampliaram seus conhecimentos por meio das informações passadas pela monitora e bióloga Elizabeth Nunes Salles.

Vale lembrar que na LBV o assunto está sempre em pauta. Durante as oficinas artísticas, lúdicas e culturais, as crianças e os adolescentes refletem bastante sobre quão importante é preservar as matas e os rios, de maneira que o mundo se torne sustentável para as novas gerações.

Na oportunidade, a educadora ambiental contextualizou brevemente a história de formação do Horto Florestal de Piracicaba: “As primeiras plantações desta região foram de algodão, frutas e pinhais. Com o passar do tempo, os pássaros traziam sementes coloridas e os mamíferos sementes escuras, e com isso a vegetação começou a tomar o espaço daqueles que residiam nessa região, formando-se o horto”, explicou.

Para a atendida Lorany, de 9 anos, o assunto foi bem interessante: “Através de brincadeiras e contos, aprendemos a importância de preservar a vegetação do horto e os animais que fizeram dessa floresta sua casa”, contou.

A bióloga ainda trouxe uma curiosidade sobre as árvores: “Elas deixam o clima mais frio. O asfalto retém calor, aumentando a temperatura. Portanto, devemos plantar mais árvores nas ruas para ajudar a manter um clima ameno”, finalizou.

Vale muito a pena refletir sobre isso. Quanto mais zelarmos pela natureza, mais ela cuidará de nós. Simples assim! 🙂

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Piracicaba, SP, o Centro Comunitário de Assistência Social da Legião da Boa Vontade está localizado na Rua Lázaro Lozano, 46 – Vila Monteiro. Informações pelo telefone: (19) 3433-0948.

Manoel Afonso Filho
Assessor de Imprensa LBV

Deixe uma resposta