Audiência Pública para concessão do Zoológico e Jardim Botânico de São Paulo será no dia 12 de maio

Caso sejam suspensas as restrições, a reunião será realizada também de forma presencial, na mesma data e horário, no 'Complexo Paulo Nogueira-Neto'

0
270

A Audiência Pública para a concessão do Zoológico, Jardim Botânico e da Fazenda ocorrerá no dia 12 de maio, às 17h, prioritariamente pela internet. A reunião, inicialmente convocada para 7 de abril pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema), acabou adiada em função do controle e combate à pandemia do COVID-19 (Novo Coronavírus), conforme as diretrizes do Governo do Estado de São Paulo.

Caso sejam suspensas as restrições, a reunião será realizada também de forma presencial, na mesma data e horário, no “Complexo Paulo Nogueira-Neto”. O endereço é Avenida Professor Frederico Hermann Jr., 345, Alto de Pinheiros, São Paulo. A opção pela realização de audiência presencial será comunicada até 30 de abril no Diário Oficial e no site da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA): www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br

Os interessados deverão se cadastrar previamente enviando nome, RG, órgão ou entidade que representa (se for o caso), telefone e endereço de correio-eletrônico para sima.concessoes@sp.gov.br. Perguntas também poderão ser mandadas durante a Audiência, tanto por participantes quanto por espectadores. O endereço eletrônico para ingresso ao ambiente virtual será fornecido para os inscritos nos e-mails informados. As instruções também serão disponibilizadas no endereço www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/consema/audiencias-publicas/.

Os cadastros começarão às 9h do dia 12 de maio e terminarão até 60 minutos após o início da audiência. No dia anterior será possível realizar testes por eventuais interessados em se inscrever para manifestação e colaboração com perguntas durante a reunião.

Mais informações sobre a reunião e a versão digital dos documentos do projeto estão disponíveis em
https://www.infraestruturameioambiente.sp.gov.br/2020/03/consulta-publica-02-2020/.

Sobre o projeto

O “Projeto de Concessão de uso de bem público para a exploração do Zoológico, do Jardim Botânico e da Fazenda, compreendendo as atividades de Manejo, Educação Ambiental, Recreação, Lazer, Cultura e Ecoturismo, com os serviços associados” visa repassar à iniciativa privada a administração e modernização das áreas e serviços dos complexos, localizados no Parque Estadual Fontes do Ipiranga (PEFI).

O PEFI é um significativo fragmento de Mata Atlântica de 500 hectares dentro da cidade de São Paulo. Possui 24 nascentes do Riacho Ipiranga, dois aquíferos subterrâneos, diversos exemplares de fauna silvestre e a presença de espécies ameaçadas de extinção.

Vale destacar que a unidade de conservação, as pesquisas e a proteção das espécies ameaçadas de extinção continuarão sob a responsabilidade do Governo do Estado durante o prazo da concessão, que será de 30 anos.

Visitação

O Zoológico de São Paulo, administrado pela Fundação Zoológico, foi fundado em 1958 e recebeu, em 2019, mais de um milhão de visitantes. Ele abriga cerca de dois mil animais de mais de 250 espécies. É o maior da América Latina.

Já o Jardim Botânico, fundado em 1928 e administrado pelo Instituto de Botânica (IBot), recebeu no ano passado mais de 133 visitantes. O local abriga atividades de pesquisa, conservação, educação ambiental, além da promoção da cultura e lazer.

Por Comunicação Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de São Paulo

Deixe uma resposta