Bacia Caipira acontece em Piracicaba, nesta terça (26)

Evento une Horto de Tupi, Viveiro e sítio de plantas medicinais em Santa Bárbara d'Oeste

2
312
Horto de Tupi, Piracicaba/SP. Foto: Adilson Zavarize

A Estação Experimental (Horto de Tupi) sedia, na próxima terça-feira (26), a partir das 08h, o programa Bacia Caipira – evento que tem como tema Valorizando o Ambiente e Cuidando da Saúde. Nesse encontro, em comemoração ao Dia da Água, será realizada uma trilha educativa com foco na relação entre floresta, água e saúde. O objetivo é promover vivências e diálogos integrando conservação do meio ambiente e qualidade de vida.

O programa Bacia Caipira – que ganhou novos contornos esse ano – é fruto de uma parceria entre o Instituto Florestal do Estado de São Paulo e os Núcleos de Educação Ambiental das Prefeituras de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste, além do Departamento de Água e Esgoto de Santa Bárbara d’Oeste.

A ação – que realiza trabalhos educativos com grupos da terceira idade de Piracicaba e Santa Bárbara d’Oeste – incluirá na programação visitas ao Horto de Tupi, ao Viveiro Municipal e a um sítio de plantas medicinais em Santa Bárbara d’Oeste.

Nestes locais, os participantes poderão fazer trilhas, conhecer o processo de produção de mudas e aprender mais sobre plantas medicinais. Segundo a coordenação do programa, é dessa forma que serão construídas relações entre floresta, água, arborização urbana, plantas medicinais e qualidade de vida.

Outra novidade deste ano é a proposta de uma nova metodologia educativa, a “rosa”: a partir das vivências e reflexões (R) realizadas durante os encontros, observar a realidade socioambiental das suas instituições e residências (O), elaborar propostas de intervenção socioambiental (S de sonhar) e implementar essas propostas (A de agir).

Serviço
Evento: Bacia Caipira

Local: Horto de Tupi Endereço: Estrada Rissieri Furlan, s/n – Tupi, Piracicaba
Dia: 26 de março, quarta-feira Horário: a partir das 8

Ude Valentini
Diretora do Centro de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Piracicaba

2 COMENTÁRIOS

Deixe uma resposta