Brasil conquista sete medalhas em campeonato europeu de judô

O Aberto Europeu de Glasgow ocorreu no último sábado (15). Das 15 categorias de ambos os gêneros, sete atletas brasileiros subiram ao pódio. Foto: European Judo Union|divulgação

0
735

O campeonato Aberto Europeu de Glasgow teve uma forma diferente de disputa. Todas as categorias de judô foram disputadas no último sábado (15), sendo que sete (quatro no feminino e três no masculino) foram na parte da manhã e outras sete, à tarde.

Depois de um excelente desempenho pela manhã com quatro medalhas, os judocas brasileiros não perderam o ritmo e chegaram ao pódio mais três vezes na parte da tarde.

A pesado Camila Nogueira ficou com a prata após ser imobilizada pela italiana Elisa Marchio. Já Eduardo Santos (81kg) numa disputa contra o compatriota Rafael Macedo e Nádia Merli (70kg) ficou com o bronze.

 A primeira medalha do dia foi um bronze de Eduardo Yudi Santos (81kg) contra Rafael Macedo (81kg). Com dois minutos e 17 segundos de luta, o atleta do clube Pinheiros conseguiu o ippon sobre Macedo e garantiu o lugar no pódio. Para chegar à disputa, Eduardo passou por Joris Kuger (Alemanha), foi derrotado por Quentin Joubert (França) e, na repescagem, passou por Igor Herrero (Espanha).

Já Rafael passou por Robert Uniewski (Alemanha) e Tomas Morales Martinatto (Argentina) antes de ser derrotado por Dominic Ressel (Alemanha) na semifinal e se classificar para a disputa do bronze.

Um pouco depois foi a vez de Nádia Merli (70kg) vencer Sandra Lickun (Polônia) na diferença de punições (1 a 0) e garantir um lugar no pódio. Na estreia, ela passou por Carolina Paissoni (ITA). Na semifinal, foi derrotada por Ebony Drysdale Daley (GBR) e foi para a disputa de medalha.

No pesado feminino, o Brasil chegou a duas disputas por medalhas. Victoria Oliveira (+100kg) venceu Michelle Boyle (Inglaterra) e foi derrotada por Elisa Marchio (Itália) e se garantiu na disputa do bronze. Contra Jodie Myers, acabou sendo punida quatro vezes e terminou na quinta colocação.

Já Camila Nogueira precisou apenas vencer Jodie Myers (Inglaterra) para chegar à final exatamente contra Elisa Marchio (Itália). Depois de sair vencendo por uma punição da adversária, Camila acabou também sofrendo duas penalizações por falta de combatividade. Precisando de uma pontuação, acabou sendo imobilizada por Marchio e ficou com a prata.

Os outros brasileiros que competiram à tarde acabaram não chegando ao bloco final. Eduardo Faria (90kg), Gustavo Assis (90kg), Gabriel Souza (100kg), Leonardo Gonçalves (100kg), João Cesarino Silva (+100kg) e Juscelino Nascimento Júnior (+100kg).

Fonte: Portal Brasil, com informações da Confederação Brasileira de Judô

Deixe uma resposta