Câmara e Prefeitura de Piracicaba farão campanha para instalação do Baep

A proposta é fazer uma mobilização regional pela instalação do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar.

0
195
Foto: Adilson Zavarize

O prefeito Barjas Negri (PSDB) esteve reunido na manhã de segunda-feira (11), em seu gabinete no Centro Cívico, com o presidente da Câmara, Gilmar Rotta (MDB), e os vereadores Pedro Kawai (PSDB) e José Aparecido Longatto (PSDB) para discutir a campanha que reivindicará, junto ao governo do Estado, a instalação do Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) em Piracicaba.

A primeira decisão já tomada é da apresentação de uma moção de apelo, a ser votada em regime de urgência na próxima quinta-feira (14), endereçada ao governador João Dória (PSDB). Desde a campanha eleitoral do ano passado, o então candidato assumiu alguns compromissos com Piracicaba, como a instalação do Baep, numa declaração em vídeo divulgada por meio de WhatsApp.

Barjas Negri lembra que a questão da segurança tem estado na pauta de João Dória, que, na semana passada, anunciou a criação de quatro novos batalhões, em São Bernardo, São Paulo (na região central), Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Gilmar Rotta destacou que a ação conjunta entre Executivo e Legislativo é uma das propostas da Mesa Diretora. “Queremos somar forças sempre que necessário e garantir recursos, convênios e melhorias para Piracicaba”, afirmou. O presidente disse ainda que a segurança é uma área que requer investimentos e ação política.

Vice-presidente da Mesa Diretora, Pedro Kawai apontou que o trabalho do Baep “vem somar com as forças policiais em atividade na cidade”. “Temos certeza de que o governador estará sensível à nossa reivindicação, considerando que Piracicaba tem demanda para a unidade”, disse.

Longatto, que tem atuado para ampliar os equipamentos de segurança na cidade, comentou que a mobilização regional destaca a importância do Aglomerado Urbano de Piracicaba. “Os investimentos em segurança nesta região são extremamente importantes para reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida de mais de 1 milhão e meio de habitantes”, concluiu.

BATALHÃO

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de choque. Atualmente, há cinco Baeps, distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, Barueri e na zona leste da capital. A previsão é de que os quatro novos Baeps passem a funcionar em meados de abril.

Confira a Moção de Apelo

“Moção de apelo ao governador do Estado, João Dória, para a instalação em Piracicaba do Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar – Baeps.

Considerando que, no programa de governo do então candidato ao governo do Estado, sr. João Dória, houve o compromisso da instalação de 17 Batalhões de Ações Especiais da Polícia Militar em Piracicaba (Baep);

Considerando declarações do governador eleito da preocupação com a segurança pública no Estado e sua intenção de proteger o cidadão de bem, com o aumento do número de Baeps de 5 para 22.

Considerando que já foram anunciadas as instalações de duas unidades, nas cidades de São Bernardo, São Paulo (região Central) Presidente Prudente e São José do Rio Preto;

Considerando, ainda, que o próprio governador em depoimento aos eleitores de Piracicaba assumiu vários compromissos, como a instalação de um Baep;

Considerando a preocupação do prefeito de Piracicaba, e da Câmara dos Vereadores de Piracicaba com a segurança pública, incluindo as cidades circunvizinhas;

Considerando que, se for necessário, iremos fazer gestões junto à Prefeitura de Piracicaba, para que ceda um terreno para construção da sede do Baep;

Diante do exposto, é que apresentamos ao Plenário, a presente Moção de Apelo ao Governador João Dória, para que implante na cidade de Piracicaba, o Batalhão de Ações Especiais da Policia Militar. Solicitamos ainda que, a presente Moção de Apelo, seja encaminhada ao secretário de Estado da Segurança Pública, General do Exército João Campos.

Sala das Reuniões, 11 de fevereiro de 2019.

GILMAR ROTTA – Presidente Câmara de Vereadores de Piracicaba

PEDRO MOTOITIRO KAWAI – Vice-Presidente

JOSÉ APARECIDO LONGATTO – Vereador PSDB”

Por Departamento de Comunicação
Câmara de Vereadores de Piracicaba

Deixe uma resposta