Caminhar em meio à natureza, boa prosa e culinária de bom gosto, são nossas dicas para um passeio Brotas

Repleta de belezas naturais com parques, cachoeiras e corredeiras, Brotas tem história e cultura em passeios pelo centro da cidade

0
4417
Parque dos Saltos em Brotas. Foto: Adilson Zavarize

De volta a capital brasileira do Ecoturismo e do Turismo de Aventura do Estado de São Paulo, a pequena e charmosa Brotas, fomos conhecer um pouco mais sobre esse pedacinho do paraíso na terra. Com pouco mais de 20mil habitantes, já foi distrito de Araraquara e Rio Claro antes de sua emancipação em 1859, e teve seu desenvolvimento fortemente ligado ao agronegócio até o início da década de 90, quando descobriu sua vocação para o Ecoturismo. A cidade também é a terra natal do cantor Daniel (que formou dupla com João Paulo até o ano do seu falecimento, 1997), e que é considerado o maior “embaixador” das belezas naturais de Brotas.

Trilha no Parque dos Saltos

Não é preciso ir longe e nem gastar suas economias para começar contemplar a exuberante natureza de Brotas. Bem no centro da cidade é possível realizar uma caminhada em meio a natureza em um dos seus principais atrativos, o Parque dos Saltos, e contemplar as belas cachoeiras e corredeiras do Rio Jacaré Pepira Mirim, que abrigou em suas margens o início da colonização do Município.
No local é possível conhecer o prédio centenário da Casa das Máquinas. Construída em 1911, a Casa das Máquinas Antônio Carlos Sabino “Tico” fazia parte da Usina Hidrelétrica Jacaré, uma das primeiras de São Paulo e que gerava energia elétrica para as fazendas de café e região central da cidade. As corredeiras do Parque foi onde tiveram início as descidas de boia, que deu início ao Boia-Cross, inicialmente praticado com câmaras de ar de caminhão.
Caso precise de informações, a Secretaria de Turismo e Ponto de Informações Turísticas fica próximo ao Parque dos Saltos e toda a equipe do secretário Fábio Pontes está sempre pronta para auxiliar o turista, além de ajudar com as melhores dicas e sugestões.

Depois do Parque dos Saltos, uma caminhada pela principal avenida de Brotas nos remete a outros tempos ao passar pelos casarões históricos, alguns com suas fachadas todas trabalhadas com requinte comprovando o poder econômico no auge da produção do café, outros mais simples, porém, não menos importantes, representantes da cultura dos imigrantes que vieram para o Município.

Casa da Cachaça.

É em uma dessas construções que encontramos a Casa da Cachaça, bem em frente a Praça da Matriz. Embora o nome remeta à bebida que tem ali um pequeno museu, o antigo casarão abriga muito mais. Já na entrada nos deparamos com um balcão com aquele baleiro que faz qualquer um viajar no tempo. Entre barris de cachaça e os mais variados doces caseiros, fomos descobrindo uma infinidade de souvenirs, entre tantas outras opções.

Museu do Caipira

No quintal dos fundos, há uma mini destilaria onde podemos observar como é produzida a famosa pinga brasileira todos os sábados das 11h às 16h. Há um jardim, com uma árvore com dois macacos (só vendo pra crer) e nos fundos, um bem montado Museu Caipira, cheio de objetos de época da família e que nossos filhos precisam conhecer.

Luciano ao lado da moenda de café.

Voltando ao casarão, que pertence aos irmãos Antonio Luciano Malagutti Netto e Leandro Malagutti, não há como resistir ao convite para tomar um café e uma boa prosa em uma cozinha com fogão de lenha e tudo mais que nos faz sentir em uma verdadeira casa sertaneja. Falando no café, ele é produzido e torrado na propriedade da família, e é moído na hora, não tem como descrever o aroma senão como maravilhoso. Não deixe de provar os queijos e salames, além de uma especialidade, o doce de Leite Ninho.
Depois de tudo isso, nada como repor as energias com um bom almoço, ou jantar. E não é preciso andar muito, meio quarteirão para ser mais preciso, ali mesmo na Praça Matriz, está o Restaurante Casa de La Sierra, do  Chef André Ávila. Com uma temática de carros antigos e motocicletas, de terça a domingo o restaurante atende das 11h30 às 15h00 como uma costelaria para o almoço; já à noite durante o jantar, é uma charmosa cachaçaria e atende de quinta a sábado das 18h30 às 23h30. Algumas de nossas dicas são o Bolinho de Costela como entrada, e o Escondidinho de Costela é magnífico. Mas se você prefere uma porção gourmet, vai apreciar o Bufalo Wins (tupilas de frango envolvidas em molho especial picante), ou o Fish in Chip (peixe empanado em massa feita com cerveja pílsen, acompanha molho tártaro e batatas rústicas).

No Restaurante Casa de La Sierra, a excelência no atendimento é uma das características do Chef André Ávila ao lado de sua esposa, a sempre sorridente e simpática, Lú. André é sul-caetanense e descendente de espanhóis, um verdadeiro apaixonado pelos prazeres que sabores e aromas proporcionam ao paladar. Ele traz o conhecimento adquirido em escolas como “Les Ecoles Internacionales Le Cordon Bleu”, de Paris, França, onde recebeu o título de Chef; “Accademia Italina Della Coccina”, Milão, Itália; “Escuela de Gastronomia Instituto Superior Mariano Moreno”, Bogotá, Colômbia, e, “Gato Dum Colégio de Coccinos”, Buenos Aires, Argentina.

Como chegar em Brotas

Para quem parte da capital há duas opções de acesso: a mais rápida, aproximadamente três horas (249km), partindo pela Rodovia dos Bandeirantes (SP348), Anhanguera (SP330), Washington Luís (SP310) e Rod. Engº Paulo Nilo Romano (SP-225).
A segunda, e nossa dica, leva um pouco mais de três horas (241km), pela Rod. dos Bandeirantes (SP330) até Santa Bárbara d’Oeste, Rod. Luiz de Queiroz (SP304) passando por Piracicaba, Águas de São Pedro e São Pedro. Subindo a Serra de São Pedro, vire a esquerda na Igreja de Santo Antonio na Estrada Municipal, por onde já pode-se chegar ao Distrito do Patrimônio de São José da Serra, que fica às margens da bela represa, e a vários parques de ecoturismo, pousadas e cachoeiras antes da cidade de Brotas.

Serviço
Brotas/SP

Parque dos Saltos
Endereço:
Rua Alfredo Mangilli, s/n – Brotas/SP
Entrada: gratuita

Onde comer

Restaurante Casa de La Sierra
Praça Benedito Calixto, Praça Matriz, Centro – Brotas/SP
Telefone: 14 3653-1494
Site: www.casadelasierra.com.br

Onde ir

Casa da Cachaça
Av. Pe. Barnabé Giron, 221, Centro – Brotas/SP
Telefone: 14 3653-2273
Site: www.casadacachacabrotas.com.br
Abre a semana toda, inclusive aos feriados.

Secretaria Municipal de Turismo e Ponto de Informações Turísticas
Rua Modesto Alfredo Surian, 05, Cajú – Brotas/SP
Telefone: 14 3653-5282
Site: www.brotas.tur.br / www.secturbrotas.blogspot.com.br  

Texto e fotos por Kátia Nazatto e Adilson Zavarize

Deixe uma resposta