Campanha Acertando Suas Contas da Acipi atendeu quase três mil consumidores em Piracicaba

Realizada pela Acipi nos meses de novembro e dezembro de 2019 em parceria com a Boa Vista SCPC, a campanha teve um aumento de 14,4% de atendimentos.

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Foto: Adilson Zavarize

A Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi) realizou no final do ano de 2019 a campanha “Acertando Suas Contas”, em parceria com a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), entre os dias 20 de novembro e 24 de dezembro. A campanha ofereceu uma oportunidade para que credores e devedores pudessem renegociar as dívidas, incentivando o consumidor a entrar em contato com as empresas da cidade para ter o crédito reabilitado.

Dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgados no início do mês de novembro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), mostravam que duas em cada dez famílias brasileiras tinham mais da metade da sua renda mensal comprometida com o pagamento de dívidas. Em novembro, a proporção das famílias com dívidas era de 60,3%.

Diante deste cenário, durante os 35 dias de duração, a campanha “Acertando Suas Contas” atendeu mais de 2.800 consumidores, alcançando um aumento de mais de 14% em comparação com o ano de 2017. Além disso, o número de exclusões de registros de nomes no SCPC foi de 2.495; 31% a mais do que o registrado em 2017 (veja tabela abaixo).

Para o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, um dos motivos do aumento de acordos realizados é a confiança de que a economia venha a melhorar com o novo governo. “Percebemos que as pessoas estão mais confiantes para assumir o compromisso de quitar as suas dívidas, muito renegociaram e parcelaram os valores. mesmo aqueles que tem pendências mais pesadas, se não fizeram de pronto, demonstraram o desejo de faze-lo o mais rápido possível”.

Como a campanha “Acertando Suas Contas” é realizada uma vez ao ano, Furtuoso adiantou que a Acipi inicia no mês de fevereiro um novo trabalho em caráter experimental para atender o consumidor que se encontra inadimplente e que deseja renegociar suas dívidas. “Vamos começar um trabalho de assistência ao consumidor que tem débitos para facilitar o processo junto ao credor para que ele tenha a oportunidade de manter o crédito junto ao comércio’, completou.

Resultados:

✓ 35 dias de campanha;
✓ 2.836 consumidores foram atendidos no balcão da Acipi. Foi registrado um aumento de 14,40% comparado ao período da campanha em 2017, momento em que 2.479 pessoas procuraram a entidade;
✓ Em 2018, durante o período de realização da campanha, o número de exclusões de registros de nomes no SCPC foi de 2.495; 31% a mais do que o registrado em 2017, ano em que ocorreram 1.905 exclusões;
✓ A recuperação de dívidas alcançou a marca de R$652.561,99 no período da campanha, em 2018; 49% a mais do que registrado em 2017, quando os números apresentaram o montante de R$437.795,29 em recuperação.

Fonte: Dados do SCPC/Acipi

Por Adilson Zavarize
BuskakiNews

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