Capacitação para MEI no escritório de Santa Teresinha, em Piracicaba

Parceria entre Acipi e Sebrae-SP disponibiliza trilha gratuita durante o próximo mês

0
904
Sede Regional da ACIPI no distrito de Santa Teresinha Foto: Adilson Zavarize

A fim de auxiliar o sucesso dos negócios do MEI (Microempreendedor Individual), a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e o Sebrae-SP firmaram parceria e estão com inscrições abertas para o evento: “Trilha de Capacitação para Microempreendedores Individuais”.

Composta por oficinas de gestão, a trilha trabalha pontos fundamentais como planejamento, vendas, inovação e finanças. As aulas acontecem todas as segundas-feiras de junho (dias 3, 10, 17 e 24), das 8h30 às 12h30, no escritório Regional da Acipi, no Distrito de Santa Teresinha, localizado na rua Virgílio da Silva Fagundes, 534.

Interessados podem realizar a inscrição pessoalmente ou pelo telefone 3415-3894 e informar CNPJ, nome da empresa, endereço, telefone, e-mail, CPF, nome do empreendedor e data de nascimento.

CRONOGRAMA

A Trilha começa com a oficina “SEI Planejar”, em que organização e adaptação ao mercado são abordados, tendo em vista manter o negócio saudável e em busca de crescimento e expansão.

No segundo dia de programação, com o “SEI Vender”, os participantes terão conhecimento de como ofertar, para o mercado, produtos e serviços que cativem e fidelizem clientes.

Com o “SEI Inovar”, será abordado o impacto da inovação no mercado e as formas de inovação existentes, a fim de incentivar a implantação deste ativo na rotina de trabalho dos MEI’s.

E, para encerrar a programação, o tema “SEI Controlar meu Dinheiro”, ensinará sobre a separação das finanças pessoais e da empresa, além de ferramentas de controle, pelas quais é possível monitorar entradas e saídas.

“Estamos em um momento de muita transformação. Isso exige aperfeiçoamento na função profissional técnica e, também, nos conhecimentos amplos, como organização e finanças. É importante que o MEI participe desse treinamento de qualificação para que se prepare para exercer a profissão com sucesso. Isso é a essência do empreendedorismo, porque, muitas vezes, é do MEI que poderão surgir, no futuro, as empresas maiores, de sucesso, que geram mais empregos e desenvolvimento”, comentou o presidente da casa Luiz Carlos Furtuoso.

MEI EM PIRACICABA

Caracterizado pelo trabalho autônomo formalizado, o MEI tem tributação facilitada e conta com direitos previdenciários, ao manter-se em dia com o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional). Sem sócios e com a possibilidade de ter um funcionário, o microempreendedor individual é força de trabalho que ganha cada vez mais destaque, principalmente, desde a flexibilização das leis trabalhistas.

Em Piracicaba, de acordo com o Portal do Empreendedor, até abril de 2019, a cidade registrava 18.882 microempreendedores individuais ativos. Desde o início do ano são 1.305 novos MEI’s, um crescimento de 7,42% dessa classe empresarial.

“O MEI se tornou uma boa alternativa para quem quer trabalhar por conta própria, principalmente em um cenário de crise econômica e desemprego. Porém, é preciso estruturar bem o negócio, para crescer, superar expectativas e consequentemente reaquecer a economia”, aponta o gerente regional do Sebrae-SP, Jonas Nicodemo.

MEI NA ACIPI

Tendo em vista o papel importante do MEI no mercado atual, a Acipi conta com espaço de atendimento dedicado à categoria no primeiro andar da sede da entidade (rua do Rosário, 700, Centro), das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. No escritório de Santa Teresinha, que também presta atendimento ao microempreendedor individual, às sextas-feiras o atendimento é reduzido até às 16h.

Juliana Ferraz
Supervisão de Área Acipi

Deixe uma resposta