Chile: lugares para visitar no verão

0
369
Via Del Mar no Chile Foto: Creative Commons

Do clima seco e árido do Deserto do Atacama até as montanhas gélidas do Valle Nevado, o Chile é um país de muitos contrastes climáticos e se destaca por ter vários atrativos turísticos. Até por isso, os chilenos recebem muitos turistas em praticamente todos os meses do ano.

Além da beleza natural diversa e abundante, os últimos anos mostraram que o país tem ampla infraestrutura para atender toda demanda turística e com alto nível de satisfação por parte da mesma.

Como de 21 de dezembro a 21 de março é verão no Chile, essa é uma época perfeita e muito agradável para deixar o esqui nas montanhas de lado e conhecer algumas cidades que mais chamam a atenção nos dias mais quentes do calendário. Com base nisso, separamos três cidades de estilos diferentes, mas que são ótimas para aproveitar o melhor dessa estação em solo chileno.

Valdivia
Valdívia e seu rio Foto Vicpablo11

Localizada no Sul do Chile, a 840 quilômetros da capital Santiago, Valdivia não é muito conhecida pelos brasileiros. Influenciada pela cultura alemã, a cidade se destaca por ter muitas áreas verdes, mobilidade urbana efetiva, história rica e arquitetura diferenciada.

Um dos melhores passeios na cidade é visitar o Mercado Municipal, local onde o turista provará pratos típicos da região e também encontrará lindas peças artesanais para levar como recordação.

Por ter fortes raízes alemãs, Valdivia é considerada a capital chilena da cerveja e anualmente a cidade celebra a tradicional Oktoberfest. Além do mais, a atmosfera durante dias ensolarados é bem alegre e diversificada, principalmente nos parques e espaços culturais.

Beira-mar fluvial no rio Valdivia Foto: Kaworukoneru

Também vale destacar que, segundo um recente estudo feito pela empresa GFK Chile, no qual avaliou aspectos relevantes como transporte público, áreas verdes, entretenimento e segurança (dentre outros itens), Valdivia foi eleita a cidade chilena com melhor qualidade de vida para viver.

Viña del Mar
Viña del Mar Foto: Cynthya Silva Cabrera

Não há dúvidas que a bela Viña del Mar, conhecida como a “Cidade Jardim”, é um dos principais polos do turismo chileno. A apenas 122 quilômetros de Santiago, a cidade se destaca muito pelos seus exóticos jardins, pôr do sol atrativo e praias bastante procuradas pelos turistas.

Banhada pelas águas do oceano Pacífico, a Playa Reñaca é uma das praias mais populares da região e fica em um dos melhores lugares dos arredores de Viña del Mar. Além da beleza, a praia é muito limpa e cercada de muito entretenimento.

Pôr do sol em Reñaca    Foto: Sayayinz

A cerca de seis quilômetros da Playa Reñaca está o Casino Enjoy Viña del Mar, um destino interessante para se divertir. Além de contar com jogos tradicionais, o lugar ainda comporta boate, bares, restaurantes e palco para espetáculos.

Para quem procura um lugar bem tranquilo para passar o dia e gosta de estar conectado com a natureza, o Laguna Sausalito pode ser um destino interessante.

O local é um complexo turístico atrativo e disponibiliza passeios de barco aos visitantes. No interior do Laguna também está localizado o Estádio Sausalito — onde acontecem atividades culturais e eventos esportivos.

O tradicional Relógio de Flores, o Jardim Botânico Nacional, o Parque Quinta Vergara e a vizinha Valparaiso são outras atrações que não devem ficar de fora do roteiro dos turistas em Viña del Mar.

Iquique
Iquique Foto Nell Haynes

Uma cidade de largas praias e localizada no norte chileno, acompanhadas de palmeiras que embelezam as ciclovias e com muito espaço para a prática de esportes ao ar livre, Iquique tem clima bem agradável no verão e conta com lugares interessantes para visitar.

A Playa Cavancha é uma das praias mais procuradas pelos visitantes na região e está no centro de Iquique — rodeada por ótimos bares, restaurantes e centros comerciais. Como reúne boas condições para atividades recreativas e esportivas, ela é frequentada por muitos adeptos do surf e da natação, por exemplo.

Iquique tem um visual único e atraente. Bem no meio dela está Cerro Dragon, uma duna gigante com aproximadamente quatro quilômetros de distância. Em 18 de abril de 2005, o Cerro Dragon foi declarado Monumento Nacional — na categoria Santuário da Natureza.

Vista de Iquique, Chile Foto: Diego Delso

Nos arredores de Iquique está Humberstone, uma cidade-fantasma que é Patrimônio da UNESCO. Para quem gosta de fatos históricos e aprecia conhecer o passado dos países em que visita, ir até Humberstone pode ser uma boa pedida.

Deixe uma resposta