Churrasco Vegetariano é uma boa pedida para curtir com os amigos

Seguindo a série de churrascos, vamos aprender a fazer um churrasco vegetariano para receber os amigos!

0
374

Olá amigos!

Como prometi na semana passada, preparei para este mês de fevereiro algumas receitas para você surpreender seus convidados para “aquele churrasquinho”, e quando falamos em churrasquinho, não estamos falando obrigatoriamente em assar somente carnes. Primeiro porque o churrasco é um evento para todos, inclusive para aqueles que optam por não comerem nenhum tipo de carne de origem animal. E é claro, temos muitos amigos que se encaixam nesse grupo e a presença deles deve ser prazerosa.

Por isso, hoje vamos fazer uma receita deliciosa, e que é claro, você pode também usar a criatividade e incluir novos ingredientes (frutas, por exemplo), assim que for se familiarizando com essa proposta, que tenho certeza, mesmo gostando de carne, você vai comer alguns espetinhos vegetarianos também. Ao final, além das dicas de costume, vou postar algumas “curiosidades” e informações para você poder curtir e aproveitar essa saudável maneira de se alimentar.

Vamos lá!

Ingredientes
  • 01 berinjela pequena
  • 01 abobrinha tipo zucchini (verde)
  • 01 abobrinha amarela pequena
  • 06 cebolas pequenas
  • 12 tomates pequenos tipo cereja ou outro
  • folhas de sálvia (ou outra erva fresca)
  • sal e pimenta do reino a gosto
  • 01 colher de chá de páprica defumada (opcional)
  • 02 colheres de sopa de azeite ou óleo
  • sumo de meio limão (opcional)
  • espetinhos de madeira
Modo de preparo

Higienize os legumes deixando descansar em uma solução com uma colher (sopa) de vinagre para cada litro de água por 20 minutos. Enxágue e corte os legumes em cubos.

Montar os espetos intercalando as camadas. Além de intercalar os sabores, o visual fica muito bonito.

Tempere e leve a grelha até dourar e sirva aos convidados.

Dica do Chef 1: Para os vegetarianos que comem queijo, fica muito legal, quando o churrasco estiver quase pronto, salpicar queijo parmesão. Leve a grelha e deixe derreter o queijo.

Dica do Chef 2: Em ocasiões onde for assar os dois tipos de churrasco, o vegetariano e o de carne, use grelhas separadas para que os vegetais não fiquem com o cheiro da carne. 

Curiosidades

Para nós, carnívoros, sempre é bom estarmos informados para recepcionar melhor nossos amigos vegetarianos. Além disso, é uma alimentação saudável e que proporciona inúmeros benefícios para nossa saúde quando a tornamos um hábito diário, já que podem nos ajudar no controle do peso, regulam nosso intestino e tem a propriedade de rejuvenescer. Por isso, vamos à algumas informações e curiosidades que podem nos ajudar bastante a ampliar nossos conhecimentos e preparar um evento bem saboroso para nós e para os nossos amigos!

Vegetais

Primeiro, vamos tirar uma dúvida que sempre nos persegue: verduras e legumes, qual a diferença?

Bom, quando vamos à feira, temos o costume de chamar tudo de verdura. Para quem vê dessa maneira, vamos explicar. A diferença entre as verduras e os legumes está na parte comestível da planta. Por exemplo, nas verduras a parte comestível são as folhas, flores e hastes. Já nos legumes, são os frutos, raízes e sementes.

Exemplo de verduras:alface, agrião, rúcula, acelga, brócolis, couve-flôr.
Exemplo de legumes: FrutosAbóbora, tomate, pepino;Raízesbeterraba, cebola, mandioca;Tubérculosbatata, rabanete, inhame;Leguminosasfeijão, grão de bico, soja;Cereais – arroz, milho, trigo; Oleaginosas Castanhas, nozes, amêndoas.

Frutas

Como bons anfitriões, e churrasqueiros, é claro, não podemos nos esquecer das frutas. E elas também tem seu espaço na grelha.

Mas, fruta e fruto não são a mesma coisa? Não! Para não nos estender demais no assunto, há vários fatores botânicos que os diferenciam, porém, podemos destacar que os frutos comestíveis (classificados como legumes) são aqueles que possuem menor teor de açúcar em comparação às frutas.

E vou destacar aqui, as que você pode levar para a sua grelha e saborear: abacaxi, maçã, pêra, banana, morango, abacate e pêssego.

Bom, agora é por tudo isso à prova e saborear o resultado.
Bom apetite!

(Fonte: souagro.com.br)

Sobre o Chef André Ávila – André é sul-caetanense e descendente de espanhóis, um verdadeiro apaixonado pelos prazeres que sabores e aromas proporcionam ao paladar. Ele traz o conhecimento adquirido em escolas como “Les Ecoles Internacionales Le Cordon Bleu”, de Paris, França, onde recebeu o título de Chef; “Accademia Italina Della Coccina”, Milão, Itália; “Escuela de Gastronomia Instituto Superior Mariano Moreno”, Bogotá, Colômbia, e, “Gato Dum Colégio de Coccinos”, Buenos Aires, Argentina.

Deixe uma resposta