Circo di SóLadies apresenta CHOQUE-Rosa no SESC Santo André no próximo domingo

Grupo de circo formado por mulheres palhaças e feministas, convida o público do ABCDMRR a refletir sobre importantes questões de gênero, com muita criatividade e poesia.

0
612
Foto: Ricardo Avellar
Circo di SóLadies apresenta CHOQUE-ROSA ou Com que Armas Lutamos?

No dia 15 de Dezembro, às 16h00, o Circo di SóLadies apresenta Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos? na Área de Convivência do SESC Santo André com entrada gratuita. O  espetáculo foi criado a partir da pesquisa sobre a história de mulheres brasileiras e o impacto de seus feitos na sociedade, lidando com a violência gerada pelo machismo e o patriarcado.

“Elas, as que vieram antes, guiaram nossas escolhas e guiarão as palhaças em suas descobertas” – explicam as mulheres palhaças e feministas integrantes do grupo.

Utilizando a palhaçaria feminina, as artistas misturam técnicas circenses com a linguagem lúdica e cômica para refletir e alertar para igualdade de gênero, valorizando o protagonismo, o poder e a força da mulher.

O grupo está em temporada no SESC Santo André e realiza uma Mostra de Repertório que vai até o dia 29 de dezembro.

No dia 22 de Dezembro, às 16h00, o grupo apresenta o espetáculo Estupendo Circo di SóLadies. Um espetáculo circense feito por mulheres palhaças que mistura cenas clássicas do circo tradicional, músicas, poesia e contos de fadas, alertando para igualdade de gênero e valorizando a potência da mulher.

Foto: Ricardo Avellar

E em 29 de Dezembro, às 16h00, o Circo di SóLadies apresenta A Tenda, que une a comicidade da mulher palhaça, mistério, música, paródias e muita criatividade para tratar de temas importantes no que diz respeito à questões de gênero, como é o caso da violência doméstica.

Com uma equipe formada por mulheres, o grupo utiliza camadas simbólicas e surpreende o público por tratar de temas que geralmente são considerados complexos, com muita delicadeza e poesia. Através do riso, inspiram reflexões importantes sobre a potência da mulher, dialogando e envolvendo o público de todas as idades, divertindo crianças, jovens e adultos.

Um Circo feito por mulheres para todos os públicos

Idealizado por Lilyan Teles e Tatá Oliveira, o Circo di SóLadies surgiu em 2013 a partir das inquietações em relação a desigualdade de gênero e da percepção de que havia ainda um pequeno espaço dado à mulher tratando-se de comicidade e linguagem do palhaço. Em 2016, juntam-se a elas as artistas Kelly Lima e Verônica Mello, ampliando o repertório do grupo.

Foto: Carla Lima

Feito por mulheres – palhaças, atrizes, musicistas, pesquisadoras e realizadoras – para todos os públicos, é um circo em que as artistas desenvolvem o repertório através do improviso e do jogo cênico com elementos fundamentais para a conexão e interação com o público, a conquista do estado da graça, do riso e da reflexão sobre o papel da mulher na sociedade.

O Circo di SóLadies possui um vasto repertório de espetáculos e intervenções, entre eles o espetáculo infantil “Estupendo Circo di SóLadies”, que circulou pelo Circuito SESC de Artes 2019, o espetáculo infanto/juvenil “Choque-Rosa” (direção de Luciana Viacava) que foi contemplado pelo PROAC Circo 2017 e circulou na Mostra Sesc Cariri de Culturas 2018 – CE, SESC Santana, SESC Pompeia e SESC Vila Mariana. O grupo também é responsável pelo “Bloco Unidas Seguiremos”, um cortejo de carnaval que já circulou por SESCs das Capital e Interior e pela intervenção “SóLadies IN.PRESS”, que já viajou o Brasil em dezenas de festivais nacionais de palhaçaria feminina e circo. Em setembro de 2019 as SóLadies estrearam seu mais novo espetáculo: A TENDA, que tem direção de Karla Conká do Grupo As Marias da Graça, do Rio de Janeiro.

Mais informações em: www.facebook.com/circodisoladies

Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?
Foto: Carla Lima

As palhaças do Circo di SóLadies encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar e… Peraí? Cadê a Maria?! Com o sumiço da amiga Maria, as quatro palhaças são obrigadas a se aventurar no tão temido FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde mulher nenhuma pode se aventurar. Será? Duração: 50 minutos

Quando: 15 de Dezembro de 2019 – Domingo – Horário: 16h00

Próximas apresentações
Estupendo Circo di SóLadies  

Após muito tempo trabalhando em diversos teatros e circos, cansadas dos mandos e desmandos dos patrões, três palhaças decidem criar seu próprio circo e rodar pelo mundo. A adaptação de cenas clássicas do circo tradicional, música, poesia e interação com a plateia compõem as apresentações de “Estupendo Circo di SóLadies”, levando o universo feminino em sua trajetória cômica, para crianças, jovens e adultos. Duração: 50 minutos

Quando: 22 de Dezembro de 2019 – Domingo – Horário: 16h00

A Tenda

Três palhaças fogem de uma época onde o circo era dominado pelos homens e tentam criar uma nova forma de fazer rir. Essa viagem no tempo proporciona o encontro com outras mulheres. A Tenda é montado com a participação de outras mulheres que vão descobrindo suas potências. Duração: 50 minutos

Quando: 29 de Dezembro de 2019 – Domingo – Horário: 16h00

Classificação: Livre – Entrada Gratuita – Sem retirada de ingressos

Onde: SESC Santo André – Área de Convivência – Endereço: R. Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar, Santo André – SP, 09071-130 – Telefone: (11) 4469-1200

Assessoria de Imprensa
Luciana Gandelini

Deixe uma resposta