Com Tai chi Chuan Sesc Piracicaba inicia atividades deste ano para os idosos

Atividade integra o Trabalho Social com Idosos, programa do Sesc SP voltado ao cidadão acima de 60 anos

0
385
Foto: Comunicação Sesc Piracicaba

Nesta quarta (16/1), Sesc Piracicaba retoma as atividades destinadaspara a terceira Idade que integram o programa do Sesc SP. O programa oferece sempre atividades artísticas, físicas e sociais, com o intuito de refletir sobre o envelhecimento, desenvolver novas habilidades e estimular a integração com as demais gerações. As atividades são agrupadas em três conjuntos: Arte e ExpressãoCorpo e Movimento e Sociedade e Cidadania.

Encontros sobre dicas de alimentação e orientações sobre a saúde também são abordados frequentemente na programação do TSI. Os encontros apresentam temáticas sobre diabetes e montagem de hortas, por exemplo. Terapeutas ocupacionais, nutricionistas e fisioterapeutas ministram palestras e bate-papo com orientações gerais para a terceira idade. Anualmente o Sesc SP desenvolve a Semana de Prevenção de Quedas que traz testes e orientações de como evitar as quedas principalmente em casa, que são quase 80% dos casos dos acidentes nessa faixa etária.

Para este ano, segundo Adriano Costa, animador cultural do Sesc Piracicaba e responsável pela programação do TSI, a proposta é desenvolver projetos e ações que possibilitam que novos e velhos idosos participem das atividades que refletem o processo do envelhecimento ativo, tornam o idoso protagonista de sua própria rotina e proporcionam descobertas de novas habilidades e gostos. “A gente quer que o idoso sinta-se à vontade no Sesc, seja praticando atividade física, seja lendo, assistindo filme ou dançando. O convite é que os idosos vivenciem novas sensações e  aprendam coisas novas como, por exemplo, aprimorar a dança e/ou aprender a mexer no celular”, conta.

Atividades que acontecerão em janeiro

Tai chi Chuan – Equilíbrio em Movimento com Anderson Taira, professor e diretor do núcleo de Piracicaba da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan. Através demovimentos lentos e suaves que acalmam a mente, a arte marcial milenar chinesa conduz o praticante a experimentar a quietude e paz interior, beneficia o sistema esquelético, muscular, ativa o sistema circulatório e endócrino. De 16/01 a 13/02, quartas, às 14h na Sala de Corpo Expressão da unidade.

Cascas de Frutas – Aproveitamento Integral alimentos, com Valeria Godoy, cientista de alimentos. A fim de conscientizar sobre a redução de desperdício de alimentos, atividade propõe o aprendizado de receitas, chás, sucos e outras combinações dos alimentos. Dias 22 e 29, terças, às 14h no teatro da unidade.

JANEIRO | PROGRAMAÇÃO IDOSOS
Corpo e Expressão
Tai chi Chuan – Equilíbrio em Movimento

Movimentos lentos e suaves que acalmam a mente, a arte marcial milenar chinesa conduz o praticante a experimentar a quietude e paz interior, beneficia o sistema esquelético, muscular, ativa o sistema circulatório e endócrino. Com Anderson Taira, professor e diretor do núcleo de Piracicaba da Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan.
De 16/01 a 13/02, quartas 14h.
Sala de Corpo Expressão. Grátis. Livre.

Cascas de Frutas – Aproveitamento Integral alimentos

Estamos entre os países que mais desperdiçam alimentos no mundo. A fim de conscientizar sobre a redução deste prejuízo, a atividade propõe o aprendizado de receitas, chás, sucos e outras combinações dos alimentos. Com Valeria Godoy, cientista de alimentos.
Dias 22 e 29, terças, 14h.
Teatro. Grátis. Livre.

SERVIÇO

IDOSOS
O Trabalho Social com Idosos é um programa para pessoas acima de 60 anos. Informações sobre como participar podem ser obtidas no Núcleo do TSI pelo telefone (19) 3437-9245 ou pessoalmente no Sesc Piracicaba – Rua Ipiranga, 155 – de terça a sexta, das 13h15 às 21h45 e de sábado, domingo e feriado, das 9h30 às 17h45.

Assessoria de Comunicação
Sesc Piracicaba

Deixe uma resposta