Comemoração da Gibiteca de Santos tem programação extensa neste fim de semana

0
301
Foto: Marcelo Martins

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes, um dos principais points da cultura nerd e geek de Santos, realiza neste fim de semana uma maratona de atividades em comemoração a seu aniversário de 26 anos.

Com direito a Parabéns pra Você, a festa traz no sábado (15), das 15h às 19h, uma extensa programação com exposição, homenagens e bate-papos com autores de HQs. Já no domingo (16), no mesmo horário, rolam palestras e o lançamento do grupo de estudos de quadrinhos.

EXPOSIÇÕES E HOMENAGENS

O sábado começa com a Feira de Artes Impressas, que traz trabalhos de ilustradores locais, e com a miniexposição de Star Trek, com artigos pertencentes a Heitor Teixeira e Alexandre Barbosa, conhecido como Bar, dois fanáticos pela série. Editor de vídeo e youtuber santista, Heitor é apaixonado por ficção científica, cultura pop e trekker (fã de Star Trek) desde o começo da década de 90.

Simultaneamente, também ocorre a abertura da mostra coletiva em homenagem a Stan Lee, realizada por artistas da região, além da homenagem ao jornalista Marcel Rodrigues Paes, patrono da Gibiteca, comandada pelo professor Flávio Calazans, amigo de Marcel.

Mais tarde, às 16h30, rola bate-papo com os autores e ilustradores Thiago Spyked, Fernanda Montoni, Caio Gomes e Michel Ramalho.

GRUPO DE ESTUDOS

O domingo de atividades tem início às 15h, com a palestra O Processo de Legitimação Cultural das Histórias em Quadrinhos, com a pesquisadora Beatriz Siqueira de Carvalho, ganhadora do Troféu HQMix em 2018. Logo após está programada a cerimônia de criação do Grupo de Estudos e Pesquisas Sônia Maria Bibe Luyten.

Além de ceder seu nome, Sônia Maria recebe homenagens por seu trabalho como pesquisadora ligada às histórias em quadrinhos e especialista na cultura pop japonesa. Em seguida, a pesquisadora se junta a Beatriz Sequeira de Carvalho em um bate-papo sobre pesquisas na área de Quadrinhos, com a mediação de André Rittes.

A programação tem apoio do CinemAqui, Contos Lúdicos, HP Geek Bar, Mosh Studios, Minas Nerds, R&B para Todos e Vídeo Paradiso. A Gibiteca fica no Posto 5, na orla do Boqueirão. Entrada franca.

Isabella Pajón 
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santos – PMS

Deixe uma resposta