Como fazer a nutrição de leads

0
4792

Quem quer se aventurar no universo do Marketing Digital vai se deparar constantemente com uma palavrinha que significa muito para o funil de vendas. Essa palavrinha é o “lead”.

Mas afinal, quem são os leads? O que eles querem? Onde vivem? Do que se alimentam? Como nutri-los? Pois acredite, saber a resposta para essas indagações é fundamental para o Marketing Digital do seu negócio.

Os leads consistem naquela parcela de público que demonstrou interesse em um serviço ou produto que você oferece. Em resumo, eles são os seus clientes em potencial.

Existem maneiras diversificadas de atrair os leads. Entre elas estão a solicitação de preenchimento de cadastros no site ou blog da sua empresa. Além desse meio, é possível utilizar para isso as landing pages e as redes sociais.

No entanto, depois que você fisgou esses leads para o seu site e redes sociais, como fazer para mantê-los sempre interessados e em contato com o seu produto ou serviço? A resposta para isso é a nutrição de leads.

Nutrir leads significa enviar ou oferecer conteúdos relevantes sobre o seu negócio. Nesse caso podem ser promoções, divulgação de lançamentos, e-books, webinarios, enfim, qualquer material que possa manter o lead de olho no que você tem para oferecer.

O intuito da nutrição é estimular os leads a avançarem nas etapas do funil de compra. Para cada etapa da jornada, seja o reconhecimento, a busca pela solução ou a decisão de compra, vai existir um lead necessitando de um empurrãozinho para seguir até a próxima fase.

As dicas para você realizar um bom serviço de nutrição dos leads

Por falar em nutrição de lead, é importante que você tenha uma boa hospedagem de site e um registro de domínio para que as estratégias de Marketing Digital fluam com êxito. Esses recursos vão conferir para o seu espaço online mais profissionalismo.

Para um e-commerce, por exemplo, ter um domínio devidamente registrado vai transmitir mais credibilidade para o visitante, assim como para um site ou um blog.

Além disso, para assegurar a eficiência da sua campanha não cometa o erro de comprar uma lista de e-mails. A lista pode ter o endereço de vários usuários, mas qual deles realmente é o seu público-alvo?

Lembre-se que um conteúdo indesejado vai fazer apenas o usuário jogar a sua mensagem na caixa de spam, além de contribuir para que ele tenha antipatia pela sua empresa.

Por isso, separamos algumas dicas abaixo para você fazer a nutrição de leads, sem causar dores de cabeça para você e o seu potencial cliente.

Estipular quem é a persona

Se saber quem é o seu público-alvo é bom, saber quem é a persona é melhor ainda. A persona consiste em um personagem fictício que resume bem os gostos, o comportamento e os desejos e as necessidades do seu público.

Para estipular uma persona estude as características gerais do seu público-alvo. A vantagem de conhecer a sua persona é saber como deve ser o teor do seu conteúdo.

A utilização de ferramentas como o Answer the Public, por exemplo, é muito útil para você entender quais são os interesses da sua persona.

Escolher uma ferramenta de disparo

Hoje em dia existem ferramentas de disparo de e-mail marketing eficientes. Graças a elas a abordagem utilizada por você se torna mais eficiente e segura.

Ao utilizar um software apropriado para e-mail marketing você tem a certeza de que a sua mensagem vai chegar até as pessoas certas e da maneira correta.

Além disso, várias ferramentas atuais trazem recursos interessantes, como cronograma de envio, personalização dos e-mails, enfim, muitos benefícios que tornarão a nutrição de leads com 100% de eficiência.

Um exemplo de software para a realização de e-mail marketing é o Mailchimp, que é uma das plataformas mais utilizadas quando o assunto é automatização de e-mails.

A definição do conteúdo das mensagens

Dependendo de onde o seu lead está na jornada de compra, você vai gerar conteúdo apropriado para ele. A situação é assim: se ele está na fase do aprendizado, é válido trazer para ele conteúdo no formato de e-books ou vídeos que expliquem o funcionamento do produto.

Por outro lado, se ele está na fase de decisão de compra, é interessante trazer conteúdos que mostram as vantagens do seu produto, especialmente quando comparado com o oferecido pelo seu concorrente.

O tempo de duração da campanha e o intervalo entre as mensagens

Defina um prazo para a sua campanha, bem como estipule um intervalo adequado entre as mensagens. Isso é importante, pois envios constantes em tão pouco tempo pode fazer o seu lead ficar saturado com tanta informação.

Conclusão

Muita gente diz que é difícil conquistar os clientes, porém, tão difícil quanto conquistar é mantê-los interessados no seu negócio e no que você tem para oferecer.

A nutrição de leads é importante, pois é por meio dela que os curiosos, aos poucos se transformam em clientes.

Portanto, em sua estratégia de marketing digital, pense sempre em maneiras de como atrair e promover a nutrição dos seus leads.

Deixe uma resposta