Como preparar um Peru Clássico de Natal

0
746
Imagem meramente ilustrativa

Olá amigos!

O Natal está chegando e todos começam a pensar em todos os detalhes para que a ceia seja harmoniosa e, é claro, bem gostosa. Uma das tradições aqui no Brasil e que não pode faltar na mesa da ceia de Natal é o peru. Essa tradição chegou até nós através dos europeus e, principalmente pelos norte-americanos, que costumam comer peru no Dia de Ação de Graças para comemorar os frutos da boa colheita realizada pelos peregrinos e nativos na época. Além de ser comum na região, a grande quantidade de carne representava fartura.

Agora que conhecemos um pouco de onde vem esse costume saboroso, vamos fazer o nosso Peru de Natal:

Peru Clássico
Ingredientes

Peru
1 peru temperado descongelado (cerca de 4 quilos)
½ colher (chá) de tempero pronto para carne branca
1 xícara (chá) de vinho branco
½ xícara (chá) de suco de laranja
4 colheres (sopa) de manteiga
Molho cítrico
1 colher (sopa) de farinha de trigo
½ colher (chá) de suco de limão cravo
2 colheres (sopa) de suco de laranja
½ colher (chá) de tempero pronto para carne branca

Modo de preparo

Peru: Em uma assadeira, coloque o peru e espalhe sobre ele o tempero pronto amassado com meia xícara (chá) de água, formando uma pastinha.
Acrescente o vinho e o suco de laranja. Cubra com papel-alumínio e leve à geladeira para tomar gosto por cerca de 30 minutos.
Retire da geladeira, coloque o peito virado para baixo e besunte com a manteiga. Cubra com papel-alumínio novamente e leve ao forno médio (200°C), preaquecido, por cerca de 1 hora e 30 minutos.
Retire o papel-alumínio, vire o peru com cuidado e deixe assar por mais 1 hora, regando com o caldo do cozimento que se forma na assadeira.
Depois de assado passe o peru para uma travessa de servir e reserve o caldo que se formou no cozimento na própria assadeira, para o preparo do molho.

Molho cítrico: Em um recipiente, dissolva a farinha de trigo em meia xícara (chá) de água e adicione ao caldo do cozimento na assadeira.
Acrescente o suco de limão cravo, o suco de laranja e o tempero pronto e deixe ferver sobre a chama do fogão até engrossar.
Sirva em uma molheira à parte acompanhando o peru.

Dica: Enquanto o peru estiver no forno, regue-o com o molho formado na assadeira. Isso deixará sua carne mais macia e úmida.

Sobre o Chef André Ávila – André é sul-caetanense e descendente de espanhóis, um verdadeiro apaixonado pelos prazeres que sabores e aromas proporcionam ao paladar. Ele traz o conhecimento adquirido em escolas como “Les Ecoles Internacionales Le Cordon Bleu”, de Paris, França, onde recebeu o título de Chef; “Accademia Italina Della Coccina”, Milão, Itália; “Escuela de Gastronomia Instituto Superior Mariano Moreno”, Bogotá, Colômbia, e, “Gato Dum Colégio de Coccinos”, Buenos Aires, Argentina.

Deixe uma resposta