Construindo Cidadania: Férias à vista!

0
853
Para cego ver – Placa amarela, colada com duas fitas em duas pontas e no meio escrito em azul “estamos de” em letras minúsculas “férias” em letras maiúsculas - Imagem: Autor desconhecido

Estamos chegando ao período que muitos tiram férias, crianças em férias escolares e aquela duvida do que fazer com elas e o que fazer em nossas férias.

Muitos já sabem, vão viajar para casa de parentes ou para um período pequeno em um hotel em um destino turístico, mas ainda falta um bom pedaço de tempo para usufruir e ocupar, pois cá entre nós, ficar sem fazer nada não dá, cansa, queremos utilizar nosso tempo livre para fazer coisas que, ou não temos tempo durante o período de trabalho, ou que não tivemos o devido e apropriado convite para fazer.

Portanto, férias pode significar experimentar novas atividades, experiencias e para quem tem filhos, promover não só um encontro maior, mas também a possibilidade de descobertas interessantes para a família.

Este preambulo é para falar que o voluntariado pode ser uma forma muito interessante de passar parte das férias, por isso estou falando disso agora, 1 mês antes do início das férias escolares, pois uma atividade voluntária como qualquer outra atividade de férias, deve ser planejada e pensada.

Que tal pesquisar organizações que desenvolvem atividades especificas no período de férias, sim existem, outras organizações funcionam ininterruptamente, como abrigos para crianças e jovens, que tal pensar em organizar ou ajudar em uma festa para estas casas no final do ano? Que tal fazer um trabalho com organizações que cuidam do meio ambiente? Que tal uma viagem para cuidar de animais em santuários espalhados pelo mundo? (se tiver um pouco mais de grana isto é uma grande aventura)

Começam a perceber o leque de oportunidades? Querem outras? Ok. Que tal fazer uma visita a crianças ou idosos que passaram o natal e a passagem de ano internados em hospitais? E os asilos, já pensaram como fica o clima nestes locais no final do ano? Está tudo longe, difícil? Que tal ver na sua comunidade, aquela família que não terá uma festa simples para seus filhos e ajuda-los com isso?

Muitas oportunidades de fazer o bem para você e para o próximo nestas próximas férias, basta se organizar, pesquisar, criar, executar, se divertir e aprender. Só coisas boas para as férias, imagine se fizer tudo isso com seus filhos, sobrinhos, netos, quanto eles terão para contar no retorno as aulas e o orgulho que terão de ter feito algo bom para o mundo. #ficaadica

O autor é Roberto Ravagnani, palestrante, jornalista, radialista e Consultor para assuntos de voluntariado e responsabilidade social empresarial. Voluntário como palhaço hospitalar há 17 anos, fundador da ONG Canto Cidadão, consultor associado para o voluntariado da GIA Consultores para América Latina, fundador da Aliança Palhaços Pelo Mundo e sócio da empresa de consultoria Comunidea. www.robertoravagnani.com.br

Deixe uma resposta