Crianças de 15 escolas municipais de Piracicaba assistem ao espetáculo ABC do Dó, Ré, Mi

0
895
Foto cedida pela Comunicação Pref. Municipal de Piracicaba

Crianças de 15 escolas municipais de Ensino Fundamental participam nesta sexta-feira do espetáculo teatral ABC do Dó Ré Mi, realizado pela OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) com recursos da SME (Secretaria Municipal de Educação) no Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

Cerca de 1.200 crianças assistirão ao espetáculo que terá duas apresentações. A primeira delas às 8h30. É a primeira sessão pós-férias escolares.

Além de músicos da OSP, o projeto ABC do Dó Ré Mi apresenta as crianças o ator cômico Romualdo Sarcedo, que interage com o público, e o músico Luís Fernando Dutra, intérprete do maestro.

No palco, são 18 instrumentistas, divididos em sete cordas, quatro madeiras, quatro metais, um tímpano, uma percussão e um piano.

Para a secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, o projeto estimula o gosto pela música e o interesse pelo teatro. “Esse é mais um projeto que proporcionamos aos alunos da rede municipal de educação, que vai além do ensino em sala de aula. Acredito que levar as crianças ao teatro para uma experiência musical dessa magnitude pode contribuir significativamente para uma formação cultural mais sólida”, disse.

Na primeira sessão, participarão alunos das escolas Alberto Thomazi, Taufic Dumit, Tercília Bernadete Sanches Costa, Vilma Leone Dal Pogetto, João Oriani, João Batista Nogueira, Manoel Rodrigues Lourenço e Fábio de Souza. Na segunda sessão, às 10h, assistirão ao espetáculo os alunos das escolas Maria Benedicta Pereira Penezzi, Ida Francez Lombardi, Benedito de Andrade, Francisco Benedicto Libardi, Décio Miglioranza, Olívia Caprânico e Padre Pedro Baron.

Outros projetos

Além do ABC do Dó, Ré Mi, a Secretaria Municipal de Educação mantém com a OSP outros dois projetos: o Música nas Escolas e o Pequena Grande Orquestra.

No Música nas Escolas, quartetos de metais, madeiras e cordas visitam escolas, onde acontecem duas apresentações. A estimativa para este ano é de 1.330 crianças, até o mês de novembro. Nesse projeto, os instrumentistas fazem demonstração prática sobre os instrumentos. Temas infantis e do cinema são apresentados e composições célebres da música erudita. Há espaço para perguntas das crianças, que, ao final, podem ver os instrumentos de perto e tocá-los.

Já o Pequena Grande Orquestra, oferecido nas escolas Professora Olivia Capranico, no Mário Dedini, e Francisco Corrêa, no Jardim São Paulo. São 72 crianças, entre 7 e 11 anos, que frequentam aulas semanais de violino, ministradas pelo professor e instrumentista da OSP, Dênis Usov. Neste caso, os recursos também são provenientes do patrocínio da ArcellorMittal, Caterpillar, Comgás, Hyundai e Oji Papeis Especiais, via Lei Rouanet e ProAC.

Andre Cruz
Assessoria de Imprensa
Secretaria Municipal de Educação

Deixe uma resposta