Dia do Rio Piracicaba foi comemorado com o 25º Arrastão Ecológico

Em sua vigésima quinta edição, organizadores enfatizaram a conscientização pela preservação do manancial que dá nome a cidade.

0
98
Por terra e pela água, o Rio Piracicaba recebeu o Arrastão Ecológico Foto: Adilson Zavarize

O Rio Piracicaba recebeu na manhã deste sábado, dia 13, em homenagem ao Dia do Rio Piracicaba, a 25ª edição do Arrastão Ecológico, que acontece anualmente desde 1994, em uma ação para a conscientização da preservação desse patrimônio ecológico não só de  Piracicaba, mas de todas as cidades que desfrutam dele e de sua bacia hidrográfica. O evento é coordenado pelo ambientalista José Carlos Masson e a realização é da Prefeitura de Piracicaba através da Secretaria do Meio Ambiente (SEDEMA),  Secretaria de Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e da Oscip Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro.

Segundo o coordenador e ambientalista, José Carlos Masson, aproximadamente 80 pessoas trabalharam na organização e realização do evento, que teve como meta recolher pelo menos 1.000 quilos de lixo e entulho das margens e leito do Rio Piracicaba.

José Carlos Masson

Para José Carlos Masson, o trabalho de conscientização vem atingindo a população através dos anos, e que a continuidade é muito importante para que cada vez mais, as pessoas passem a pensar e agir com mais carinho em relação ao meio ambiente. “Chegamos ao vigésimo quinto Arrastão. Nos primeiros anos, vinhamos com um caminhão e tirávamos em média de três a quatro toneladas em dois dias. Com o tempo, o formato foi mudando e passou a ser mais voltado a conscientização, onde foram agregadas outras atividades e entidades, como as educacionais, por exemplo. Hoje temos mais de dez entidades de Piracicaba participando e ajudando a cuidar desse bem precioso para nós que é o Rio Piracicaba e todo o ecossistema em seu entorno”, explicou. Ainda segundo Masson, “Percebemos bastante as mudanças através desses anos pela quantidade de lixo que encontramos. Estamos longe do ideal, é claro, porém, temos percebido resultados positivos ao longo dessas duas décadas e meia e não podemos parar jamais”, completou.

Voluntários retiraram lixo das margens do Rio Piracicaba Foto: Adilson Zavarize

Aconteceram ainda, na Largo dos Pescadores, atividades da Campanha Rio Vivo, que contou com exposições, atividades interativas e de educação ambiental sobre diversos projetos e ações realizados por profissionais autônomos e instituições, todos voltados à preservação e conscientização ambiental na bacia hidrográfica do Rio Piracicaba.

Por Adilson zavarize
BuskakiNews

Deixe uma resposta