Elevador turístico de Piracicaba tem recorde de público durante projeto Luz & Arte

Decoração natalina no elevador turístico superou a expectativa de visitação

0
246
Foto: Adilson Zavarize

O elevador turístico “Alto do Mirante”, instalado na ponte Caio Tabajara Esteves de Lima, que liga o Centro e a Vila Rezende, em Piracicaba, obteve número recorde de visitantes durante o projeto Luz & Arte, realizado por meio de parceria entre a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e a SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo), no período de 1º de dezembro de 2018 a 6 de janeiro deste ano. O aumento, comparado ao mesmo período do ano anterior, foi superior a 200%, alcançando a marca de 10.170 visitações.

Somente no último dia em que o elevador estava iluminado, 1,8 mil pessoas, em média, compareceram ao local para conferir a decoração. No ano de 2017, o elevador recebeu próximo de 32 mil pessoas. Os dados integram levantamento da SemacTur, que auxilia no atendimento à demanda turística do elevador, Casarão do Turismo e Posto de Informações no NEA (Núcleo de Ensino Ambiental), localizado no Parque do Mirante.

Pela primeira vez, o atrativo recebeu iluminação temática, com 80 mil leds, em formato de cascata, e cinco estrelas luminosas fixas no mirante. A iniciativa que iluminou o espaço teve o patrocínio da Unimed Piracicaba e Sicoob Cocre. Durante o projeto, o horário de funcionamento foi diferenciado, às sextas-feiras, das 17h às 21h, e sábados e domingos, das 13h às 21h.

Foto: Adilson Zavarize

“A iluminação natalina do elevador turístico ‘Alto do Mirante’ foi idealizada e realizada pela Acipi, em parceria com a Unimed Piracicaba e Sicoob Cocre. A iniciativa integrou as ações natalinas do Luz&Arte, com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da SemacTur, e fez com que o clima natalino encantasse os piracicabanos e turistas. Conforme apurado, mais de 10 mil pessoas contemplaram a beleza do elevador turístico. É uma honra para a Acipi fazer parte de um projeto que, além de embelezar a cidade, fomenta as atividades no comércio local em uma das épocas mais relevantes do ano para o setor”, afirmou o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, “o elevador panorâmico permite aos visitantes uma visão única da região central e de todo o entorno do rio Piracicaba, além de propiciar diferentes abordagens sobre o rio e sua importância ao desenvolvimento da cidade”.

Segundo o diretor de turismo da SemacTur, Esdras Casarini, iniciativas como essa demonstram a força do turismo para a cidade. “O aumento da demanda turística proporciona geração de emprego, renda e investimentos no município, além de gerar conhecimento e encantamento aos visitantes, dada a riqueza cultural, gastronômica e ambiental que a cidade oferece”, disse.

ELEVADOR

Inaugurado em novembro de 2013, o elevador turístico “Alto do Mirante” possui 24 metros de altura, com capacidade para 11 pessoas durante a subida e um Mirante que comporta até 100 pessoas. Funciona aos finais de semana e feriados, das 9h30 às 17h30. A entrada é gratuita.

SERVIÇO

Elevador turístico “Alto do Mirante” – ponte Caio Tabajara Esteves de Lima. Visitação gratuita aos sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30. Informações e agendamento de grupos: (19) 3403-2635.

Natália Marim
Departamento de Comunicação Acipi

Deixe uma resposta