Emoção e festa na entrega da nova avenida Renato Wagner, em Piracicaba

Espaço foi transformado em avenida parque, com pista de caminhada, ciclofaixa e novo paisagismo, entre outras melhorias. Fotos: Justino Lucente

0
907

Na manhã ensolarada do domingo, 16/10, os piracicabanos saíram de suas casas para prestigiar a entrega oficial da avenida Renato Wagner, agora totalmente requalificada. A via, importante acesso para pontos turísticos, como Rua do Porto e Engenho Central, e para as regiões populosas, como o distrito de Santa Teresinha, Vila Rezende e São Dimas, recebeu diversas melhorias e virou uma avenida parque.

Para celebrar, o prefeito Gabriel Ferrato, a bordo de um Fusca azul, ano 1961, percorreu a avenida, ao lado da esposa e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Selma Ferrato.

O ato reservou momentos de emoção e contou com as presenças, também, do deputado estadual Roberto Morais, secretários municipais, vereadores atuais e eleitos, comerciantes daquela região e representantes de diversos segmentos da sociedade. Artistas se revezaram no palco e em shows pela avenida. O local também recebeu food trucks de alimentação e de cervejas artesanais, além de brinquedos para a criançada.

emocao-festa-entrega-avenida-renato-wagner-piracicaba-foto-justino-lucente-2

Emocionado, o prefeito Gabriel Ferrato destacou que a intervenção foi uma das mais marcantes e de maior visibilidade de seu governo. “A transformação dessa importante avenida é um legado que deixo para a cidade, uma obra de mobilidade viária e de promoção à saúde. A exemplo dessa melhoria realizamos outras importantes do ponto de vista viário, como nas avenidas Higienópolis e Centenário”, disse.

Ferrato também enfatizou que a intervenção é mais uma conquista popular. “A avenida Renato Wagner precisava ser valorizada e é isso que procuramos fazer nesta primeira etapa. O poder público responde à população com muita firmeza, fazendo investimentos para melhorar a qualidade de vida da comunidade. Esta avenida se transforma em um novo cartão de visitas de Piracicaba”.

O prefeito também explicou que a recuperação da avenida Renato Wagner era uma necessidade da cidade, pois a área, que fica às margens do rio Piracicaba, estava relativamente degradada e era mal utilizada. “E a ideia foi requalificar e integrar o espaço com as demais áreas e equipamentos públicos da orla do rio, sendo um investimento em segurança e lazer para a população. Esta intervenção atende todas estas características, ampliando a fluidez no trânsito. É uma obra com durabilidade de 30 anos”.

O secretário de Obras, Arthur Ribeiro, destacou que a obra não beneficiará apenas quem mora naquela região, mas todas as pessoas que queiram apreciar o rio Piracicaba ou utilizar o espaço como lazer. “Esta via, agora requalificada, é um convite ao entretenimento e convivência entre as pessoas e tenho certeza de que o povo ocupará este local da melhor forma possível”, disse. Ribeiro disse estar feliz por entregar uma obra há muito tempo reivindicada. “Tivemos de fazer alguns ajustes, mas aí está a avenida com ótima iluminação, ciclovia e o que é melhor, com vista para a natureza e para o rio Piracicaba”.

Mais do que um passo importante para o desenvolvimento da cidade, segundo a secretária de Turismo, Rose Massarutto, a requalificação da via também contribuirá para a valorização turística. “A obra garantirá à população mais qualidade de vida e a valorização da região”. O secretário de Defesa do Meio Ambiente, Rogério Vidal, explicou que todos os pontos foram estudados e, no aspecto ambiental, é uma obra perfeita. “Fizemos a retirada das leucenas, que são árvores invasoras, para recuperar a mata nativa. Com isso, trouxemos de volta à mata a fauna”, destacou.

A diretora do Lar dos Velhinhos, que fica ao lado da avenida, Cyonéa Ramos, também prestigiou o evento. Ela disse que, diariamente, ia conferir as mudanças na avenida e não via a hora de ver tudo concluído. “O grande dia chegou e finalmente hoje estou vendo o resultado de todo trabalho, que ficou maravilhoso. Antes as pessoas tinham medo de passar por aqui, mas agora tenho certeza de que este ponto se transformará em um dos espaços mais admirados pelo piracicabano”, observou.

O presidente do Clube de Campo de Piracicaba, outro espaço vizinho à avenida, José Fernando Maniero, disse que o local ganhou uma cara nova e se tornou uma das mais atraentes avenidas da cidade. “Muitos sócios do CCP falavam sobre a necessidade de melhorias na via, por considerá-la perigosa e abandonada. O atual governo teve a sensibilidade de implementar ações que começam por essa primeira etapa e, futuramente, outras intervenções estão programadas. Quem ganha com isso é a cidade”.

A viúva e a filha do pintor Renato Wagner, que emprestou o nome à via, Margarete Wagner e Marina Wagner, respectivamente, também prestigiaram o evento e não esconderam a felicidade. Segundo as duas, Wagner era uma pessoa sensível e um grande admirador da natureza. “Esta avenida merecia ser melhor cuidada e valorizada. Temos absoluta certeza de que onde estiver, o meu pai está orgulhoso por ter um espaço lindo que guarda a sua memória”, mencionou Marina.

emocao-festa-entrega-avenida-renato-wagner-piracicaba-foto-justino-lucente-3

A OBRA

A intervenção da avenida Renato Wagner foi realizada em conjunto com as secretarias Municipal de Obras (Semob), Turismo, Trânsito e Transportes, Defesa do Meio Ambiente e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba). Com investimento de 3,3 milhões, a Renato Wagner se transformou em avenida parque por reservar pista de caminhada, ciclovia e vista privilegiada para o rio Piracicaba.

A via ganhou novo pavimento, 26 conjuntos de bancos, baias de estacionamento para 65 veículos, bicicletário com 60 vagas, calçada com pista de caminhada e ciclofaixa. O paisagismo foi reformulado às margens do rio, com a retirada de leucenas, árvores invasoras, e replantio de nativas e frutíferas. Foram plantadas 105 novas árvores, acomodadas em arvoreiras especiais ao longo da avenida, e 250 mudas às margens do rio. Para garantir a drenagem do local, foram instaladas 37 bocas de lobo para o escoamento da água de chuva.

Toda a extensão da Renato Wagner também recebeu iluminação especial com tecnologia LED, com a instalação de 76 luminárias e 38 postes metálicos ornamentais de nove metros de altura, que possuem braços para duas lâmpadas, uma voltada para a pista de rolamento e outra para o calçadão e ciclovia.

HOMENAGEM

Renato Wagner foi um dos mais completos artistas plásticos piracicabanos do século 20. Antes, porém, de dedicar-se completamente à pintura, ele teve marcante atuação na imprensa piracicabana como publicitário e caricaturista.

Foi um dos fundadores da Revista Mirante, na qual deixou traços notáveis de sua arte.

Texto: João J. Souza
Centro de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Piracicaba

Deixe uma resposta