Esalq: O poder do amendoim

Estudo identifica substâncias antioxidantes em novos genótipos de amendoim que amenizam os efeitos dos radicais livres

0
693
Foto: Adna Prado Massarioli

O amendoim é considerado um alimento de alto valor nutricional devido aos seus teores de óleo e proteína. Um trabalho realizado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), identificou compostos fenólicos em genótipos amendoim capazes de sequestrar moléculas reativas que estão relacionadas com doenças como câncer e diabetes, por exemplo.

De autoria de Adna Prado Massarioli, a tese tem orientação do professor Severino Matias de Alencar e co-orientação da professora Roseane Cavalcanti dos Santos da Embrapa Algodão, que já disponibiliza aos produtores do semiárido brasileiro cultivares resistentes ao estresse hídrico.

Assim, foi verificado o aspecto funcional destes genótipos em relação à atividade antioxidante dos compostos fenólicos presentes nas películas e também nos cotilédones, sendo sugerido o estímulo ao consumo de grãos juntamente com a sua película.

A pesquisa teve apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Caio Rodrigo Albuquerque
Jornalista – MTB 30356
Comunicação ESALQ

Deixe uma resposta