Escolas municipais de Santos participam de primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática

0
343
Foto: Isabela Carrari

A primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) ocorreu na terça-feira (5) em 12 escolas municipais de Santos (Edmea Ladevig, Cidade de Santos, Martins Fontes, Mário de Almeida Alcântara, Monte Cabrão, Lourdes Ortiz, Pedro II, José da Costa e Silva Sobrinho, Judoca Ricardo Sampaio, José Carlos de Azevedo Júnior, Florestan Fernandes e Avelino da Paz Vieira). Houve a aplicação de prova com 20 questões de múltipla escolha.

Já na segunda fase, marcada para 15 de setembro, haverá prova discursiva. Criada em 2005 para estimular o estudo da Matemática e identificar talentos na área, a OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Seu público-alvo é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio.

A professora de Matemática do 9º F da escola Edmea Ladevig, Maria Aparecida dos Santos, disse que a prova não testa os conhecimentos específicos de cada ano, mas principalmente o raciocínio lógico. “Ajuda a pensar, auxiliando no entendimento da matemática”.

Bruna Moraes Durante, 16, participa da OBMEP pela terceira vez. “Me traz conhecimento, melhora o raciocínio. Acho Matemática difícil, mas gosto de aprender. Quando tenho dificuldade eu pergunto, peço auxílio”.

O colega Kleiton Batista Nascimento Silva, 16, deficiente visual, fez a prova em braile. “Dá para aprender muito com este exame, mas tem que se dedicar. É ótimo fazer em braile porque é bom a gente ser independente. Isso mostra que o deficiente visual pode fazer tudo o que quiser”.

Ao todo, 430 alunos de 6º a 9º anos participaram da OBMEP. Serão passados à organização da OBMEP os 12 melhores resultados dos 6º e 7º anos e os 12 melhores dos 8º e 9º anos. Em 13 de agosto, serão divulgados os classificados para a segunda etapa pelo site www.obmep.org.br, enquanto a divulgação dos premiados ocorrerá em 21 de novembro.

Os prêmios incluem medalhas de ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa, além de bolsas de iniciação científica júnior (estas apenas para alunos de escolas públicas).

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal de Santos

Deixe uma resposta