Exposição Maquinações promove visitação com mediação em Libras no Sesc Piracicaba

Programação do Sesc Piracicaba reúne obras de arte e tecnologia e a partir do conceito de Gambiologia.

0
213
Foto: Acervo Sesc Piracicaba

Sesc Piracicaba promove acessibilidade para a população surda na exposição Maquinações – Homens, Máquinas e a Invenção do Cotidiano. A Visita com Mediação em Libras, com o tradutor intérprete em Libras e arte-educador, Glaucio Camargo, acontece neste domingo (22), às 10h15, na Área de Exposições da unidade. A atividade é gratuita e aberta ao público. O período de visitação continua até 8 de dezembro – visitação de terça a sexta-feira, das 13h15 às 21h30; e aos sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30.

Máquinas, traquitanas, improviso, criatividade, obras nada convencionais de artistas-inventores podem ser vistas na exposição, que tem curadoria de Fred Paulino, também mentor do projeto Gambiologia. Os artistas nacionais e internacionais que integram o Maquinações apostam na reutilização ao invés do consumismo e em técnicas acessíveis em contraponto às complexas tecnologias contemporâneas. “Não abrem mão de atuar sobre os aparatos técnicos (e se jogar com os mesmos), mas propõem novas possibilidades sobre seu uso, muitas vezes subvertendo a própria função dos componentes originais. De certa maneira, eles apostam na interação, não na interatividade, e, com isso, sugerem uma lida mais humana com a tecnologia”, diz o curador.

Entre as obras estão: Cadernos de Anotações e Objeto Cinético C-5, de Abrahm Palatnik (Brasil/Rio de Janeiro); GIF: Gerador de Interferências, de Azucena Losana (México); Tábula RasaOficina Com Janela e Máquina de Boas Novas, de Daniel Herthel (Brasil/Minas Gerais); Credo, de Ganso (Brasil/Minas Gerais); Pequenas Grandes Ações: Fita CasseteSuper BonderMagipackNívelPolaroid e Fósforo, de Guto Lacaz (Brasil/São Paulo); Oráculo, de Maurizio Zalada (Brasil/São Paulo); duas obras sem título, de Milton Marques (Brasil/Distrito Federal); Beija Flor, de Mota & Lima (Brasil/São Paulo); The Way Things Go, de Peter Fischli & David Weiss (Suíça); Metacircuito e Instrumentos para Medir o Horizonte, de Paulo Nenflídio (Brasil/São Paulo); Máquina de Antônimos 2.0, de Sara Lana (Brasil/Minas Gerais); Maquinismo II, de Xande Peroco (Brasil/Minas Gerais); Ocupação ZP 3.0 e Homenagem aos Reparadores dos Moedores de Chocolate, de Zaven Paré (França/Brasil/Rio de Janeiro).

Serviço

Visita com mediação em Libras: Exposição Maquinações – Homens, Máquinas e a Invenção do Cotidiano

Dia 22, domingo, 10h15.
Área de Exposições. Grátis. Livre.

Visitação

De 7/09 a 8/12
De terça a sexta, 13h15 às 21h30.
Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 17h30.
Grátis. Livre.
Agendamento de grupos sescsp.org.br/piracicaba na aba agendamento.

Sesc Piracicaba
Rua Ipiranga, 155 – Centro
Telefone: (19) 3437-9292

Assessoria de Comunicação
Sesc Piracicaba

Deixe uma resposta