Festa do Vinho de Santana acontece neste fim de semana, entre os dias 07 e 09 de junho

Evento chega à 12ª edição e integra calendário oficial do município

0
571
Foto: Aristeu Victor

A 12ª edição da Festa do Vinho de Santana acontece neste fim de semana, com abertura oficial, às 19h de sexta-feira (07). O evento realizado pelo Círcolo Trentino de Piracicaba e Associação de Moradores do bairro, conta com a parceria da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A programação inclui atrações musicais, comidas típicas, vinho artesanal, apresentação de danças trentino-tirolesas e espaço de recreação para as crianças. A entrada é gratuita e o estacionamento é R$ 20 para carros e motos.

A festividade que integra o calendário do município, reúne mais de 350 voluntários em sua organização e tem o objetivo de celebrar as tradições da comunidade formada há 126 anos, por famílias que se estabeleceram no local no final do século 19, após deixarem a região de Tirol, na Europa Central.

No dia 07, após a abertura oficial com a participação da rainha Leila Allice Vitti, de 19 anos e a embaixadora Lívia Eduarda Vitti, de 16; a banda V4 comanda a festa. Haverá ainda, apresentação de dança e o tradicional jantar com o prato colonial composto de crautti (repolho curtido com bacon, calabresa e costelinha defumada), strangulapretti (nhoque com espinafre e molho de linguiça), porpeta feita com vinho e ricota, além do arroz branco. No sábado, a animação tem início às 19h30, com a banda La Polline.

Foto: Aristeu Victor

Para encerrar, no domingo, o evento tem início às 9h30, com a missa e a partir das 11h, o tradicional almoço, além de muita interatividade com músicas trentinas; grupos de dança e a banda Nostalgia.

Os visitantes poderão conhecer um pouco da culinária trentino-tirolesa e saborear pratos diferenciados como canederli, cucagna, grostolli, spaghetti, crautti, strangulapretti, além de comes e bebes tradicionais como pastel, batata chips, crepe, churrasco, espetinho Piracema, sorvete, doces, vinho tinto, chopp Cevada Pura, refrigerante e outros.

Um dos nossos maiores objetivos é acolher os visitantes e propiciar momentos de descontração e alegria. Neste ano esperamos receber mais de 15 mil pessoas”, diz Dirce Vitti, presidente do Círcolo Trentino de Piracicaba.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a festa oferece aos visitantes, muitos mais que apreciação do vinho artesanal e pratos típicos. É uma verdadeira aula de história. “Até os dias de hoje, a comunidade mantém os seus costumes, ensinando às novas gerações, suas práticas religiosas, seu dialeto e suas danças praticadas em grupos, com pessoas a partir dos três anos de idade”, comenta.

Origem da Festa do Vinho de Santana

A Festa do Vinho começou em 2008, com um almoço para alavancar a recém-criada Cooperativa de Vinhos de Santana e Santa Olímpia, hoje COPERVIN, que contou com a presença de 1.000 pessoas. De lá para cá, tanto a Festa como a cooperativa cresceram. Em 2008, cinco pessoas integravam a cooperativa. Atualmente são 24 cooperados, oriundos de ambos os bairros Trentinos-tiroleses. A Cooperativa foi se especializando e capacitando, recebendo assessoria do Sebrae (tecnologia, fabricação e agronomia) e curso de empreendedor de pequenos negócios, realizado em parceria entre o Senac e Secretaria de Turismo, na época.

A COPERVIN continua ampliando sua produção e diversidade de produtos para comercialização. Os cooperados cultivam parreirais que produzem 20 mil litros de vinho ao ano (10 mil garrafas), sendo Vinhos Tinto (seco e suave). Os demais tipos de vinhos como: Branco (seco e suave), Rosê (seco e suave), Cabernet (seco), Espumante Branco (seco e suave) e Espumante Rosê (suave).

Como chegar:

Para chegar ao bairro Santana, é preciso seguir pela Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), que liga Piracicaba a São Pedro (SP), depois, na saída 170, pegar a Rodovia Hermínio Petrim (SP-308) em direção a Charqueada (SP). Em seguida, após cerca de 9 quilômetros, basta contornar a rotatória dos bairros Santana e Santa Olímpia, próxima ao km 182, e percorrer uma estrada asfaltada.

Programação:
07/6 – sexta-feira
  • 19h – Abertura
  • 20h – Apresentação de rainha e embaixadora
  • 21h – Grupos de dança
  • 22h – Banda V4 Comes e Bebes / Jantar com o Prato Colonial
08/6 – sábado
  • 19h30 – Apresentação de rainha e embaixadora
  • 20h – Grupos de dança
  • 22h – Banda La Polline Comes e Bebes / Jantar com o Prato Colonial
09/6 – domingo
  • 9h30 – Missa
  • 11h – Almoço com o Prato Colonial, comes e bebes Interatividade com músicas trentinas.
  • 14h – Apresentação de rainha, embaixadora e grupos de dança
  • 15h – Animação com a Banda Nostalgia

Flávia Silva Perez
Jornalista MTB: 43.882
Assessoria de Comunicação SemacTur
Prefeitura Municipal de Piracicaba

Deixe uma resposta