Ginástica rítmica de Santos conquista Campeonato Paulista

0
259
Foto cedida pela Comunicação Pref. Municipal de Santos

A equipe de ginástica rítmica de Santos, vice-campeã dos Jogos Regionais 2019, conquistou o título do Campeonato Paulista da modalidade na categoria pré-infantil nível 2.

A competição organizada pela Federação Paulista de Ginástica Rítmica foi realizada no domingo (8), no ginásio Aristides Pisoni, em Americana. Participaram mais de 200 atletas, de 15 equipes.

Fizeram parte do time campeão Maria Eduarda Martins, Manoela Pereira, Sofia Viana e Lara Barbosa, que foi campeã no arco e segundo lugar no individual geral. As disputas foram no arco e mãos livres, estilos nos quais as santistas enfrentaram equipes tradicionais como São Caetano, Esperia e Clube Campineiro.

No juvenil, a equipe terminou em quarto lugar com Julia Agrela, Luisa Alvarenga e Sarah Santana. A competição foi em quatro aparelhos: corda, fita, bola e maça.

JOGOS ESCOLARES

Também no ginásio Aristides Pisoni, em Americana, no sábado (7), foi realizada a seletiva paulista para a etapa nacional dos Jogos Escolares, na categoria infantil (15 a 17 anos). Duas atletas santistas participaram das disputas.

Representando o Colégio Recanto, Julia Agrela, garantiu um lugar no pódio, ficando com o terceiro lugar no geral. Giovanna Ribeiro, pela Escola Reynaldo Kuntz Busch, ficou em 10º. Apenas as duas primeiras colocadas garantiram classificação.

EVOLUÇÃO

O técnico Thiago Hermenegildo ficou satisfeito. “Nos Jogos Escolares, a Julia teve um ótimo desempenho; foi o primeiro ano dela na categoria e já ficou entre as três melhores. No Paulista, conquistamos um título com o pré-infantil, mostrando que renovação no futuro continuará em alto nível”.

MODALIDADE

A ginástica rítmica possui infinitas possibilidades de movimentos corporais combinados aos elementos de balé e dança teatral, realizados fluentemente em harmonia com a música e coordenados com o manejo dos aparelhos próprios desta modalidade olímpica, que são a corda, o arco, a bola, as maças e a fita, além de prova a mãos livres.

Com sete modalidades, jogos escolares municipais seguem até dia 14 em Santos

Inspirada nas tradicionais cerimônias dos Jogos Olímpicos Mundiais, a abertura dos Jogos Escolares das Escolas Municipais, na noite de segunda-feira (9), no ginásio do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças (Ponta da Praia), reuniu delegações de 40 escolas de ensino fundamental, famílias, professores e autoridades. As competições de xadrez, tênis de mesa, futsal, basquete, handebol, atletismo e lutas, envolvendo alunos a partir do 3º ano, seguem até dia 14, na UME Andradas II (Aparecida), Unimes (Encruzilhada) e Sesi Santos (Santa Maria).

Foto: Raimundo Rosa

O espetáculo ‘A leitura e suas múltiplas linguagens’, que envolveu teatro, música e dança, deixou o público empolgado logo nos primeiros minutos do evento. Com a participação de 130 alunos das escolas Maria de Lourdes Borges Bernal’, ‘Pedro II’ e ‘Antônio Demóstenes de Souza Brito’. O ritmo da cerimônia foi embalado pela Banda Marcial da escola Florestan Fernandes.

Os estudantes da unidade ‘Maria Luiza Alonso Silva’ carregaram placas onde haviam dizeres vinculados à cultura da paz: “jogo limpo”, “amizade”, “igualdade”, “respeito”, “compromisso”, “cooperação e solidariedade”. O juramento dos atletas coube à estudante da escola ‘Pedro II’, Isabelly Oliveira Ribas, 14. Como nos eventos mundiais, a tocha foi acesa e declarou-se o início da competição.

Para a secretária de Educação, Cristina Barletta, o esporte é um aliado da educação que proporciona aprendizado para a vida em sociedade. “Esperamos que esta experiência possa ajudar os alunos a descobrirem seus talentos e que também possam se divertir, com alegria, paz e respeito”.

Segundo a professora Sandra Freitas, que coordena o evento inclusivo, a proposta é democratizar e dar oportunidade de participação aos alunos. “Desenvolvemos ainda o intercâmbio social e esportivo entre as nossas escolas. É uma grande festa de integração, destacando a importância da prática esportiva e dos valores humanos”. Universitários de educação física da Unimes, UniBr e Santa Cecília deram apoio à equipe da secretaria de Educação.

PARTICIPANTES

A aluna da unidade ‘Mário de Almeida de Alcântara’, Ana Carolina Almeida, 15, ajudou a levar as bandeiras durante a cerimônia. “Acho que realizar os jogos é um incentivo para os estudantes”. Juan Costa Xavier, 13, da ‘Vinte Oito de Fevereiro’, vai defender sua escola no futsal. “Vai ser uma oportunidade de fazer novas amizades também”.

Outras práticas

Paralelamente aos jogos escolares, as unidades de educação infantil e até o 2º ano do ensino fundamental irão promover a ‘Semana de práticas corporais com vivências de miniatletismo’, recriando o espírito olímpico e trabalhando valores.

Denise Pires
Atendimento Secom
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santos – PMS

Deixe uma resposta