Guarda Municipal de Americana instala câmera próximo a área verde e flagra descarte irregular de material

0
373
Foto: Comunicação Pref. Municipal de Americana

A Guarda Municipal de Americana, por meio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), ganhou mais um aliado no combate ao descarte irregular de resíduos. Na semana passada, uma câmera foi instalada em uma torre próxima a uma área verde na Avenida Florindo Cibin, onde é bastante comum o despejo dos mais variados materiais. Com as imagens captadas pelo equipamento é possível fazer flagrantes ou reunir provas para autuar o infrator. Em uma semana, patrulheiros da Guarda Municipal já autuaram e multaram duas pessoas: os motoristas de uma Paraty, flagrado nesta quarta-feira (15), e de uma Kombi, no dia 08 deste mês. Cada um deles foi multado em R$ 975,57.

Assim que recebe as imagens, a central aciona a viatura mais próxima do local para que faça o flagrante, registre boletim de ocorrência e autue a pessoa que está fazendo o descarte. Caso não dê tempo para que a viatura flagre a ação irregular, é possível fazer a identificação pela placa do veículo e tomar as medidas cabíveis.

“A câmera é um importante instrumento para flagrar e autuar os infratores. Com as imagens, fica mais fácil identificá-los e tomar as medidas legais. A GAMA pode fazer flagrantes, ainda, com o uso de drone, que possibilita a captação de imagens em locais de difícil acesso”, afirmou o comandante da Guarda Municipal, Marcos Guilherme.

Americana conta com seis ecopontos localizados nas regiões do Parque Universitário (Avenida Gioconda Cibin), Jardim dos Lírios (Rua Siriemas, próximo à Garagem Municipal), Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com rua Madri), Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa), Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209) e Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal). Administrados pela Secretaria de Obras e Serviços Urbanos, funcionam de segunda a sexta, das 7 às 18 horas. Sábado, das 8 às 17 horas, e domingo, das 8 às 12 horas. Outros dois já estão sendo programados para as regiões do Nova Carioba, ainda este ano, e São Luis.

Portanto, a cidade conta com estrutura suficiente para receber a demanda de materiais inservíveis, volumosos e entulhos.

Unidade de Imprensa
Prefeitura Municipal de Americana

Deixe uma resposta