Honda comunica recall do Fit e City

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A Honda Automóveis convocou no último domingo (30/9) os proprietários dos modelos Fit e City, ambos ano/modelo 2014 – chassis abaixo identificados – para a partir de 8 de outubro comparecerem a uma autorizada da marca a substituição do insuflador do airbag passageiro.

Chassis finais

Fit – de EZ100002 até EZ503439 (data de produção inicial 8/3/2013 e final 10/4/2014)

City – de EZ200001 até EZ216205 (data de produção inicial 16/4/2013 e final 2/6/2014)

City – de E1300001 até E1307830 (data de produção inicial 16/4/2013 e final 2/6/2014)

No comunicado, a empresa informa que, em caso de colisão frontal, se acionado o airbag, pode haver o rompimento da estrutura do insuflador devido à sua expansão com intensidade acima do especificado; nesses casos há possibilidade de projeção de fragmentos metálicos no interior do veículo com consequentes danos materiais, lesões graves e fatais aos ocupantes ou terceiros.

Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 701 3432, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, sábado, das 9h às 14h e o site www.honda.com.br/recall

O Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Governo do Estado de São Paulo, orienta os consumidores sobre seus direitos: A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O que diz a lei

O Código de Defesa do Consumidor (CDC), em seu artigo 10, estabelece que: “O fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança.

§ 1º O fornecedor de produtos e serviços que, posteriormente à sua introdução no mercado de consumo, tiver conhecimento da periculosidade que apresentem, deverá comunicar o fato imediatamente às autoridades competentes e aos consumidores, mediante anúncios publicitários.”

Outra questão importante, que deve ser observada pelos consumidores, refere-se a exigência do comprovante de que o serviço foi efetuado, documento que deverá ser conservado e repassado adiante, em caso de venda. Caso tenha sido comercializado mais de uma vez, o atual proprietário terá o mesmo direito ao reparo gratuito.

Conforme a Portaria Conjunta nº 69 de 15/12/2010, da Secretaria de Direito Econômico e do Diretor do Departamento Nacional de Trânsito, o veículo que não for reparado/inspecionado em até 12 meses, após o início da campanha de recall, terá a informação lançada no campo ‘observações’ do próximo CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) emitido pela autoridade de trânsito.

Os consumidores que já passaram por algum acidente causado pelo defeito apontado poderão solicitar, por meio do Judiciário, reparação por danos morais e patrimoniais, eventualmente sofridos.

A Fundação Procon-SP mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

Fundação Procon-SP
Assessoria de Comunicação

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