Inscrições para o Encceja 2019 começam e vão até 31 de maio

0
787

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma da edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições começam hoje (20) e seguem até 31 de maio. As provas do Encceja Nacional serão aplicadas em 4 de agosto, tanto para o Ensino Fundamental, quanto para o Ensino Médio.

Além do site www.enccejanacional.inep.gov.br, em Limeira os postos de inscrição são as Escolas Estaduais Arlindo Silvestre, Ataliba Pires do Amaral, William Silva, José Ferraz Sampaio Penteado, José Marciliano da Costa Junior, Cônego Manuel Alves, Lázaro Duarte do Páteo, Diretoria de Ensino Região de Limeira. Também disponibilizam postos de inscrições as Emeiefs Maria Thereza Silveira de Barros Camargo, Tenente Aviador Ary Gomes de Castro, Prof. José Justino Castilho, Martim Lutero, Maria Aparecida Machado Julianelli, Profa. Raquel Aparecida Gonçalves Franceschi e Profa. Maria Aparecida de Luca Moore.

O Encceja é direcionado aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem busca a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do Exame. Quem quer obter a Certificação de Conclusão do Ensino Médio precisa ter 18 anos completos.

Os resultados individuais do Encceja permitem a emissão de dois documentos distintos: a Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio, para o participante que conseguir a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

A inscrição e a realização das provas não garantem a certificação. Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e que atingir, adicionalmente, no caso de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes e Educação Física no Ensino Fundamental; e de Linguagens e Códigos e suas Tecnologias no Ensino Médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Secretaria de Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Limeira

Deixe uma resposta