Instituto Beira Rio faz a soltura de 80 mil alevinos no rio Piracicaba

O rio Piracicaba recebeu um milhão de peixes nos últimos 8 anos.

0
366
Foto: Adilson Zavarize

O árduo trabalho para manter o rio Piracicaba vivo terá mais um capítulo positivo nesta quinta-feira, dia 23, quando serão introduzidos 80 mil alevinos em tamanho juvenil da espécie Brycon orbignyanus, popularmente conhecido como “Piracanjuba” e da espécie Myleinae, o Pacu, ambos doados pela AES Tietê energia ao Instituto Beira Rio, que realiza esse trabalho há oito anos ao lado de parceiros como a APERP (Associação de Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes) e a Prefeitura de Piracicaba. Nesse período, o número de alevinos introduzidos no Rio Piracicaba ultrapassa a marca de um milhão.

Os alevinos que serão soltos nesta quinta, às 11h, no Porto de Areia da Praia Branca, fazem parte do Programa de Manejo Pesqueiro da AES Tietê.

Luís Fernando Magossi

“São alevinos juvenis com cerca de 15cm, e nessa idade sua soltura é vantajosa, já que tem uma resistência maior a fatores como a diferença de temperatura da água e a predadores naturais”, explica o presidente do Instituto Beira Rio, Luís Fernando Magossi. “Essa ação tem como missão repovoar o Rio Piracicaba, que sofreu muito durante décadas com a poluição e com a pesca predatória, para que volte às suas características originais”, completou.

A Piracanjuba

A Piracanjuba (Brycon orbignyanus) é um peixe importante das bacias dos rios Piracicaba, Paraná e da Prata e que hoje encontra-se ameaçado de extinção. É uma espécie migratória e que pode atingir 80cm e pesar até 8kg. Os fatores ecológicos e climáticos causados pelo homem são as principais causas do desaparecimento de grande parte da população da espécie como a fragmentação das trilhas de desova, destruição de matas ciliares, fragmentação do habitat, entre outros.

Serviço
Soltura de 80 mil alevinos no Rio Piracicaba

Quando: dia 23 de janeiro
Onde: Porto de Areia da Praia Branca
Horário: 11h

*Com informações do CCS da Prefeitura de Piracicaba

Por Adilson Zavarize
BuskakiNews

Deixe uma resposta