IVV-P analisa variação de vendas no varejo piracicabano

Pesquisa, desenvolvida pela Acipi e estudantes da Esalq, foi lançada ontem (19)

0
742
Foto: Comunicação Acipi

A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), lançou, na noite de ontem, o IVV-P (Índice de Vendas do Varejo de Piracicaba), que tem como objetivo analisar a variação e o comportamento das vendas no varejo, em Piracicaba. Inovador no município, o projeto de pesquisa e extensão é desenvolvido em parceria com alunos da graduação de Economia e Engenharia Agronômica que integram o Grupo PET-GAEA (Programa de Educação Tutorial Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”).

A metodologia, idealizada a partir do índice de Laspeyrs modificado, avalia, por coleta de dados mensal, cinco categorias empresariais: Alimentício, Vestuário, Higiene e Cuidados Pessoais, Automotivo e Habitação. Cada uma destas cestas contém sete produtos do comércio varejista com unidades padronizadas, escolhidos por relevância no cotidiano. Os resultados permitem, portanto, o conhecimento dos setores que obtiveram destaque em determinado mês, com base nas variações das vendas observadas.

Segundo o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, a ideia do índice consiste em desenvolver uma avaliação do que realmente está acontecendo no mercado. “Poderemos ter um termômetro do setor de atuação. A pesquisa possibilitará fazer uma radiografia de Piracicaba e essas informações passam a ser úteis para que possamos avaliar nossos negócios. O índice não inclui valores, apenas unidades de cada item, para sabermos se a demanda deles está aumentando ou não”, ressaltou.

“Esse projeto proporciona uma oportunidade de contato com empresas de Piracicaba, desenvolvendo um trabalho que seja útil a elas. Uma das metas da universidade é estreitar relacionamento com as empresas”, destacou a docente da Esalq responsável pelo índice, Eliana Tadeu Terci.

Entre os objetivos do levantamento está obter um panorama sobre o perfil do comércio e a economia do município, impactando positivamente a classe empresarial de Piracicaba, concedendo mais credibilidade ao setor varejista e contribuindo para a visibilidade e desenvolvimento local. A pesquisa também possibilita aos empresários conhecerem o seu segmento, o comportamento do consumidor, traçarem um planejamento efetivo de suas ações, além de auxiliar nas tomadas de decisão dos negócios.

A Novelo Auto Peças foi uma das empresas convidadas para participar do IVV-P e responder a variação mensal de vendas. “O projeto vai contribuir muito, porque não temos um índice base do nosso segmento no município. A nossa decisão tem que ser baseada em algo e saber como está o mercado é fundamental nesse processo”, disse Maria Antonia Novello, diretora.

Luiz Carlos Morales, proprietário da Morales Automec, também participou do evento. “Com a intermediação da Acipi e da Esalq, conseguiremos saber se o setor está crescendo ou retraindo. Isso é muito importante, porque balizará nossos negócios. Se quero investir, mas todo o setor está em queda, vou segurar mais. Um setor impacta o outro”, avaliou.

Patrícia Milão
Departamento de comunicação Acipi

Deixe uma resposta