Jovens de Rio Claro recebem atendimento odontológico gratuito em projeto social

Serviço é oferecido pelo projeto Dentista do Bem a jovens de baixa renda.

0
190
Foto: Comunicação Pref. Municipal de Rio Claro

Adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos PróJovem (SCFV), desenvolvido pela prefeitura, receberam na última semana pré-atendimento especializado em odontologia em Rio Claro. A iniciativa é do projeto Dentista do Bem, que seleciona jovens que receberão tratamento odontológico gratuito em triagens realizadas em escolas e instituições sociais. “É mais um serviço gratuito oferecido a crianças e jovens que muitas vezes não têm condições financeiras de arcar com um tratamento dentário”, comenta a secretária municipal do Desenvolvimento Social, Érica Belomi.

Para a realização do primeiro atendimento, os adolescentes tiveram que apresentar comprovante de residência e autorização assinada pelos pais ou responsáveis. Mesmo se tratando de um pré-atendimento, os adolescentes receberam orientações sobre escovação e dicas para evitar cáries e manter uma boa higiene bucal.

O Dentista do Bem é o principal projeto da Turma do Bem e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões dentistas que atendem em seu próprio consultório crianças e jovens de baixa renda entre 11 e 17 anos, proporcionando-lhes tratamento odontológico gratuito até que completem 18 anos. Atualmente, a Turma do Bem é a maior rede de voluntariado especializado do mundo.

Os pacientes são selecionados por grau de necessidade, o que é determinado por uma triagem realizada em escolas da rede pública ou instituição social. Jovens e crianças com problemas bucais graves, os mais carentes e próximos do primeiro emprego têm prioridade no atendimento.

O tratamento, realizado no consultório do próprio dentista voluntário, é de caráter curativo, preventivo e educativo. O projeto Dentista do Bem conta com voluntários de todo o Brasil (26 estados e Distrito Federal), nove países da América Latina e Portugal.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Rio Claro

 

Deixe uma resposta