Minuto da Saúde: Saiba como combater o Aedes aegypti antes de viajar

O verão está chegando e é hora de redobrar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti

0
212
Foto: Ministério da Saúde

O verão chegou e é hora de redobrar os cuidados para evitar a proliferação do Aedes aegypti. Devido aos fatores climáticos, o período se torna favorável para o aumento do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Quem viaja deve trocar a água dos pratos de plantas por areia, deixar as caixas d’água e piscinas cobertas e evitar qualquer material que possa acumular água. A orientação é não dar oportunidade para o mosquito agir.

Além disso, ao chegar ao local de hospedagem, verifique cuidadosamente se há algum criadouro do mosquito e o elimine. Em passeios turísticos, utilize roupas que protejam o corpo contra picadas de insetos.

Quem fala melhor sobre as formas de proteção do mosquito é o médico sanitarista da Fiocruz, Cláudio Maierovitch. “A principal prevenção para as três doenças refere-se a evitar a transmissão. É um mosquito que gosta de ficar perto das pessoas. Então é necessário um esforço de todos para eliminar as condições que favorecem a proliferação. Cada pessoa pode tomar medidas para que todos fiquem menos expostos aos mosquitos, mantendo telas nas portas e janelas de casa, usando roupas de mangas compridas, calça comprida, meias. O mosquito gosta muito de lugares escuros, então é muito frequente a picada embaixo das mesas. E o uso de repelentes também pode ajudar a reduzir o número de picadas”, explica.

Em caso de suspeita, é importante procurar o serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados.

Você já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Por Agência do Rádio Mais

Deixe uma resposta