Munhoz passará a integrar ‘Caminho pro Interior’

0
789
Caminho pro interior Foto: Kate Jeremias

Com 400 quilômetros de extensão, o ‘Caminho pro Interior’ une 18 municípios e 4 distritos da região do Circuito das Águas Paulista e do Sul de Minas Gerais em uma nova rota turística e de peregrinação ao longo da Serra da Mantiqueira. Idealizado por Kate Jeremias e inicialmente estruturado por mais quatro mulheres, o roteiro é inspirado no Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e tem como objetivo dar ênfase nas belezas naturais e históricas das regiões.

O Caminho é composto por Amparo e seu distrito Arcadas, Monte Alegre do Sul e seu distrito Mostardas, Serra Negra, Lindóia, Águas de Lindóia, os distritos de Sousas e Joaquim Egídio em Campinas, Pedreira, Jaguariúna, Holambra, Santo Antonio de Posse, Monte Sião (MG), Bueno Brandão (MG), Munhoz (MG), Pedra Bela, Pinhalzinho, Tuiuti e Morungaba.

Cachoeira dos Nazários em Munhoz MG Foto: Assessoria de Imprensa

O roteiro, em sua maioria, é formado por estradas rurais de terra e percorre plantações, serras, vales, nascentes, rios, cachoeiras e centros históricos. Além de ressaltar a diversidade da região, o ‘Caminho pro Interior’ estimula os visitantes a conhecer novos destinos de maneira inusitada e procura conscientizar sobre a preservação ambiental da Serra da Mantiqueira.

Até o momento cerca de 50 quilômetros do trecho foram inaugurados. O primeiro engloba as cidades de Amparo, Monte Alegre do Sul e Serra Negra. O segundo abrange Lindóia e Águas de Lindóia.

Todo o Caminho foi marcado e sinalizado com placas laranja que podem ser encontradas em pedras, postes e cercas. A cada 5 quilômetros os viajantes encontram um sinal indicativo juntamente com a metragem percorrida. Há, ainda, letreiros que informam os parceiros próximos, onde o peregrino possa parar e se hidratar, comer ou utilizar o banheiro. Para ajudar na caminhada árdua, mensagens motivacionais estão espalhadas ao longo do percurso.

O roteiro completo ainda não tem data de inauguração, mas Munhoz, em Minas Gerais, é uma das próximas cidades a entrar no Caminho.

Despontando como um destino de ecoturismo e turismo de aventura no extremo sul do estado, a região que já faz parte do Circuito Serras Verdes é marcada pela riqueza e diversidade de atrativos naturais.

Munhoz MG Foto: Assessoria de imprensa

Munhoz é o distrito mais alto do Caminho. Sua altitude média acima de 1.000 metros oferece um clima ameno e, por vezes, um friozinho agradável. O município tem charme de cidade do interior e dispõe de uma cultura acolhedora. Ainda se destaca pela cozinha tradicional mineira, opções de atividades de aventura e locais históricos que datam o final do século XIX.

Serviço

Caminho pro Interior – www.caminhoprointerior.com.br
Prefeitura de Munhoz – www.munhoz.mg.gov.br
Portal do Turismo – www.minasgerais.com.br/pt/destinos/munhoz
Facebook – facebook.com/munhozturismo
Produção Associada ao Turismo – www.munhozturismo.webnode.com
Contato: (35) 3466-1393

Por Carolina Berlato
Assimptur Assessoria de Imprensa

Deixe uma resposta