Museu de Arte Sacra, em Santos, é o ponto de parada da linha turística de quinta a domingo

0
865
Foto: Francisco Arrais

Integrado pela Igreja de Nossa Senhora do Desterro e o antigo Mosteiro de São Bento, o complexo arquitetônico beneditino, que desde 1981 abriga o Museu de Arte Sacra de Santos (Mass), está na rota da Linha Conheça Santos, city tour panorâmico que, durante a temporada de inverno, circula de quinta a domingo.

O micro-ônibus sai às 10h e às 14h da Ilha de Conveniência do Boqueirão (canteiro central da avenida da praia, próximo à Conselheiro Nébias) e a passagem custa R$ 15,00, pagos diretamente ao motorista. No roteiro de 1h30, com monitoria de guia de turismo da Secretaria de Turismo (Setur), estão cerca de 40 locais histórico-culturais. Os passageiros terão desconto de 50% para visitar o museu e pagarão R$ 2,50.

Mass

O acervo reúne mais de 600 peças sacras e religiosas, de cunho erudito e popular do século XVI ao XX, entre esculturas, pinturas, objetos litúrgicos e indumentárias. Faz parte do acervo a imagem mais antiga do Brasil com autor conhecido: a de Nossa Senhora da Conceição, datada de 1560, de João Gonçalo Fernandes.

O Salão Principal conta com esculturas de madeira e barro cozido, feitas entre os séculos XVI e XVIII. Entre as obras, destaca-se também a imagem de Santa Catarina de Alexandria, datada de aproximadamente 1540, que pertenceu à primeira capela construída na Vila de Santos.

No acervo, há obras de Benedito Calixto, Gentil Garcez, José Patrício da Silva Manso, Marino Del Favero, Guiomar Fagundes, dentre outros artistas de renome. A coleção das imagens conhecidas como ‘paulistinhas’ faz referência à arte popular religiosa e foi amplamente utilizada nos oratórios domiciliares e pelos bandeirantes, que em suas jornadas carregavam pequenas esculturas como amuleto.

Ronnie Turrini Sens
Secretaria de Comunicação – Secom
Prefeitura Municipal de Santos

Deixe uma resposta