Países do Brics discutem emprego e trabalho em Brasília

Como parte da presidência pro tempore brasileira, país organiza reunião de trabalho sobre emprego e encontro de ministros

0
471

Como prévia para a XI Cúpula do Brics, África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia discutem o presente e o futuro do emprego e trabalho entre 16 e 20 de setembro, em Brasília.  São duas fases. A primeira envolve técnicos das nações integrantes do grupo; depois, ministros e vice-ministros se reúnem para fechar uma declaração conjunta sobre o tema.

São quatro os temas de discussão: governança de dados do mercado de trabalho; futuro do trabalho inclusivo; liberalização do mercado e o impacto nos mercados de trabalho do Brics; e promoção de melhores condições de trabalho para um sistema de seguridade social sustentável.

De segunda (16) a quarta (18), ocorre a 2ª Reunião do Grupo de Trabalho Sobre Emprego do Brics. Em julho, o Rio de Janeiro recebeu a primeira discussão formal relacionada com o tema. Esta fase tem o secretário de Trabalho da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Bruno Dalcolmo, como coordenador.

Depois, entre quinta (19) e sexta (20), é a vez de ministros e vice-ministros dos cinco países do Brics. Caberá ao secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho, receber os convidados e dar seguimento à discussão.

Confira a programação da reunião de trabalho:

Segunda-feira (16) Terça-feira (17) Quarta-feira (18)
Manhã Abertura oficial e mensagens de apoio Sessão governamental: discussão da declaração de ministros Sessão governamental: discussão da declaração de ministros
Tarde Sessão governamental: discussão da declaração de ministros Sessão governamental: discussão da declaração de ministros Sessão governamental: discussão da declaração de ministros

Confira a programação da reunião de ministros:

Quinta-feira (19) Sexta-feira (20)
Manhã Abertura oficial e mensagens de apoio (9h)

Declarações iniciais dos ministros (11h30)

Apresentação temática: futuro do trabalho inclusivo (9h30)

Apresentação temática: liberalização do mercado e o impacto nos mercados de trabalho do Brics (10h50)

Apresentação temática: promoção de melhores condições de trabalho para um sistema de seguridade social sustentável

Tarde Sessão consultiva com os parceiros sociais (14h)

Apresentações da rede de institutos de pesquisa do Brics (15h)

Apresentação temática: governança de dados do mercado de trabalho (16h25)

Jantar oficial (19h)

Adoção da declaração e encerramento (12h)
Crescimento e futuro

Ao mesmo tempo, ocorre a reunião paralela da Rede de Institutos de Pesquisa dos Brics. Serão apresentados trabalhos sobre o emprego juvenil nos países do grupo. O foco será no desenvolvimento de competências e aprendizado ao longo da vida. Além disso, serão abordados os temas de demanda e oferta de competências no contexto do futuro do trabalho.

Previsto para os dias 13 e 14 de novembro de 2019, a XI Cúpula do Brics tem como tema o crescimento econômico para um futuro inovador. As prioridades da presidência pro tempore brasileira o fortalecimento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação, reforço da cooperação em economia digital e na cooperação no combate a crimes transnacionais, além do incentivo à aproximação entre o banco do Brics e o conselho empresarial do grupo.

Secretaria Especial de Previdência e Trabalho
Ministério da Economia

Deixe uma resposta