Piracicabano é um dos vencedores do Concurso SOS Mata Atlântica de Fotografia

Iniciativa, patrocinada pela Sanofi, premiará os três primeiros colocados com uma viagem a paraísos nacionais.

0
206
José Furlan Pissol conquistou o segundo lugar com a foto "Reapropriação"

A Fundação SOS Mata Atlântica divulga os seis primeiros colocados de seu Concurso de Fotografia, definidos a partir de voto popular no site da iniciativa. Os autores das três fotos mais votadas são do interior de São Paulo e ganharão uma viagem para um paraíso da Mata Atlântica. Todos os seis melhores classificados receberão um equipamento fotográfico. Além disso, as 30 imagens que foram selecionadas pelo juri técnico serão exibidas numa mostra no início de 2019. Clique aqui e veja a galeria com as fotos vencedoras.

Com o tema “Geometrias da Natureza“, o primeiro colocado é Bruno Castelo, de Votuporanga (SP), que destaca as formas de um louva-a-deus se confundindo com folhas. Em segundo lugar está José Furlan Pissol com o trabalho “Reapropriação“, de Piracicaba (SP). Neste trabalho,  um engenho abandonado é tomado pela mata. E, em terceiro lugar, Sidney Cardoso, com o trabalho “Sentinelas“, de Campinas (SP), apresentando a sentinela de abelhas Jataí.

Em quarto lugar, de Campinas (SP), Luiz Felipe Bernardo Lima com o trabalho “Tietê em dia de paz“. Com tom preto e branco, seu trabalho destaca o céu espelhado no Rio Tietê com as nuvens disfarçando a poluição do rio. O quinto colocado é Fernando Bittencourt com a foto “ A diurna beleza do vagalume“, de Florianópolis (SC), que retrata um vagalume exibindo suas antenas. Por fim, o felizardo que também ganhará um equipamento por sua sexta colocação, Admilson Gomes Conceição, de Santa Cruz do Capibaribe (PE), com “Me abraça?“, apresentando um Beija-flor-de-bochecha-azul.

No total, o concurso recebeu mais de 5 mil fotos que retratam a exuberância da floresta – e entre as selecionadas há imagens de espécies da Mata Atlântica (como aves, répteis, mamíferos) e belas paisagens, como cataratas, praias e grutas. Também foram selecionadas imagens alarmantes, como a de rios poluídos.

“O objetivo do concurso foi estimular as pessoas a observar e valorizar a Mata Atlântica por meio da fotografia, registrando a sua percepção sobre a importância deste bioma e as causas mais urgentes para a sua conservação”, ressalta Marcia Hirota, diretora executiva da SOS Mata Atlântica.

A iniciativa é patrocinada pela Sanofi, empresa farmacêutica que tem como estratégia de Responsabilidade Corporativa a gestão responsável da água. O concurso foi coordenado por Joice Veiga e Andrea Herrera, respectivamente, coordenadora de Marketing e responsável pelo Centro de Documentação da Fundação SOS Mata Atlântica.

Veja os detalhes da premiação aos seis primeiros colocados:

1º lugar – Viagem com acompanhante para a Área de Proteção Ambiental Costa dos Corais (Tamandaré/PE ou Porto de Pedras/AL) + equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.
2º lugar – Viagem com acompanhante para o Parque Nacional do Iguaçu (Foz do Iguaçu/PR) + equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.
3º lugar – Viagem com acompanhante para a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu (Paraty/RJ) l + equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.
4º ao 6º lugar – Equipamento fotográfico – Câmera Canon Rebel T7 (kit) ou equivalente.

Abaixo, a lista com os 30 finalistas, em ordem alfabética:

– Adão Henrique Rosa Domingos
– Admilson Gomes Conceição
– Antonio Carlos de Freitas
– Ary Nascimento Bassous
– Bruno Castelo Branco Damiani
– Carlos A. Pontalti
– Christian Spencer
– Daniela Martins Machado Oliveira
– Felipe Riente dos Santos
– Fernando Bittencourt de Farias
– Guilherme Haruo Vieira Okano
– Gustavo Dias da Silva
– Helder Telles Stapait
– Helena Perez de Rezende
– Hermano de Carvalho Mello
– José Furlan Pissol
– Jucimar de Paula Gonzaga
– Leandro de Avelar Oliveira
– Leonardo de Oliveira Casadei
– Luciana Ferreira da Silva
– Luis Felipe dos Reis Gomes Peixoto
– Luis Horacio Barbosa Gaioto
– Luiz Felipe Bernardo Lima
– Marcos Antonio de Lima
– Marcos Oliveira Machado
– Ricardo de Souza Martinelli
– Ricardo Sanchez Baltazar
– Rudimar Narciso Cipriani
– Sidney Cardoso
– Thiago Mesquita Mendonça Reis

Sobre a Fundação SOS Mata Atlântica

A Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental brasileira. Atua na promoção de políticas públicas para a conservação da Mata Atlântica por meio do monitoramento do bioma, produção de estudos, projetos demonstrativos, diálogo com setores públicos e privados, aprimoramento da legislação ambiental, comunicação e engajamento da sociedade em prol da recuperação da floresta, da valorização dos parques e reservas, de água limpa e da proteção do mar. Os projetos e campanhas da ONG dependem da ajuda de pessoas e empresas para continuar a existir. Saiba como você pode ajudar em www.sosma.org.br.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas. Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo. Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Luiz Soares
Fundação SOS Mata Atlântica

Deixe uma resposta