Piscinas públicas são convite para se refrescar nos dias de calor em Santos

0
337
Foto: Raimundo Rosa

Prestes a ganhar a primeira piscina pública com dimensões olímpicas, a ser inaugurada no Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, na Ponta da Praia, Santos conta com outras três localizadas nos centros esportivos e recreativos da Zona Noroeste (Castelo), do M. Nascimento Jr. (Bom Retiro) e do Rebouças, em Santos. Só em dezembro foram quase 2.900 pessoas que desfrutaram dos três equipamentos municipais, onde são realizadas aulas de natação, hidroginástica e recreação.

Funcionando de terça a domingo, elas são um convite para se refrescar, dar um mergulho, relaxar no espaguete e brincar de bola na água, tudo a custo zero. Nas férias, a cena da diversão é recorrente nos três locais. “Todo dia, ela me pede para trazê-la. É bom para o lazer e para se refrescar nesse calor”, disse a dona de casa Tatiane do Nascimento Leão Santos, 38 anos, moradora do Rádio Clube, se referindo à filha Maria Clara, 10. A menina, que faz natação no Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste, se divertia com os amigos na recreação.

Também é frequentadora a dona de casa Bárbara Lúcia Cassimiro, 42, do Castelo, com os filhos Camila, 22, e Renato, 13, ambos autistas. “É uma maravilha isso aqui. Eles têm convívio com outras crianças e melhoram a coordenação motora”. Todas aquecidas, as piscinas dos três centros esportivos contam com vestiários masculinos e femininos com chuveiros quentes, chuveirinhos para retirar o excesso de oleosidade da pele e lava-pés.

“As aulas e recreações são acompanhadas por salva-vidas. A presença deles é indispensável para o desenvolvimento das atividades”, afirma o secretário de Esportes, Gelásio Ayres Fernandes Júnior, ressaltando que os usuários devem seguir as orientações desses profissionais e também dos professores. Em dias de chuva, as atividades são suspensas em razão da possibilidade de queda de raios. E, em julho, as piscinas ficam fechadas em decorrência do clima

Como participar?

Munícipes interessados em participar das atividades e utilizar as piscinas na recreação devem procurar o local de sua preferência para fazer a matrícula. É preciso levar os seguintes documentos: CPF, RG, comprovante de residência em Santos, duas fotos 3×4 e atestado médico recente informando que não sofre de problemas dermatológicos e está apto à prática de atividade física. Os itens obrigatórios para a maioria das atividades aquáticas são: touca, óculos de natação e sunga, para homens, ou maiô, para mulheres.

LIMPEZA SEMANAL

A limpeza é realizada uma vez por semana, sempre às segundas-feiras, sendo o tratamento da água, com aplicação de cloro, realizado diariamente. Todas as piscinas contam com sistema de pré-filtro e de filtro de areia. Os serviços são realizados por empresa terceirizada a custo anual de R$ 141.998,40.

Confira as dimensões de cada equipamento:

Rebouças – dimensões: 33mx10m, com medidas irregulares; profundidade: 1,30m; capacidade: 429m³ (aproximadamente, 407,5 mil litros).

M. Nascimento – dimensões: 25mx18m; profundidade: 1,60m – piscina suspensa; capacidade: 720m³ (aproximadamente, 684,00 mil litros).

Zona Noroeste – dimensões: 25mx17m; profundidade: 1,40m – piscina coberta; capacidade: 595m³ (aproximadamente, 565,25 mil litros).

Endereços e horários das três piscinas públicas  
  • Centro Esportivo e Recreativo Rebouças
    Das 7h às 12h e das 14h às 21h
    Praça José Rebouças s/nº, Ponta da Praia
    Informações: 3261-1980
  • Centro Esportivo e Recreativo da Zona Noroeste
    Das 7h às 12h e das 13h às 20h
    Recreação aos sábados, das 10h às 16h (somente para matriculados)
    Rua Fausto Felício Brusarosco s/nº, Castelo
    Informações: 3203-4448
  • Centro Esportivo e Recreativo Nascimento Jr.
    Das 8h às 12h e das 13h às 20h
    Recreação aos domingos, das 10h às 16h (somente para matriculados)
    Rua João Fraccaroli s/nº, Bom Retiro
    Informações: 3203-3802

Patrícia Fagueiro
Atendimento à imprensa
Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Santos – PMS

Deixe uma resposta