Praça Carlos Gomes recebe 5º Festival Peruano de Campinas neste domingo

0
367
Foto: Comunicação Pref. Municipal de Campinas

Conhecida como Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo, a festa cresceu e chega agora, em sua 5ª edição, com um novo nome: Festival Peruano – Campinas. O endereço também está entre as novidades. Neste ano, o evento ocorre na Praça Carlos Gomes, um dos cartões postais da cidade. O Festival será no próximo domingo, dia 21 de julho, das 11h às 17h.

A festa é uma realização do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Consulado Geral do Peru em São Paulo e da Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

Com a mudança de endereço, a organização do Festival proporcionará mais conforto, melhor atendimento e mais variedade gastronômica, com especialidades da cozinha andina por valores acessíveis. Atrações artísticas, como apresentações musicais e de dança, artesanato, área kids e sorteios também estão entre os atrativos do evento.

Nas edições passadas, a festa foi realizada na Rua Padre Almeida, no Cambuí, atraindo sempre um grande público e lotando a rua. “O evento cresceu muito e por isso trabalhamos para que fosse realizado num local mais amplo. E a Praça Carlos Gomes já se tornou um espaço público especial e querido pela população para eventos que reúnem gastronomia, lazer e cultura”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo, André von Zuben, acrescentando a importância deste evento para estreitar ainda mais as relações entre Campinas e Peru.

A comida típica, principal chamariz para comemorar com os campineiros os 198 anos da Independência do Peru, estará muito bem representada pelos estandes distribuídos na Praça. O tradicional Ceviche fica por conta do chef Fernando Consoni, participante da 5ª temporada do reality MasterChef Brasil. Para os adeptos de carne vermelha, o Lomo Saltado é uma opção do El Tambo, que também servirá o crocante Chicharon de Pescado. Ají de Gallina e Sanguche serão elaborados pelo reconhecido Chef Antonello.

Os clássicos Anticuchos e Arroz com mariscos estão na lista da Casa Peruana. O estabelecimento Salsa con Ají participa da festa com Talharin saltado, Causa e Tequeños. Para fechar o cardápio de iguarias salgadas e agradar todos os paladares, Ají con Mel oferece Quinoa vegetariana, Chaufa de Chancho, Chaufa misto e Empanadas.

Os amantes dos drinks peruanos podem saborear o atraente Pisco Sour – leva Pisco com suco de limão, açúcar e gotas de bitter para aromatizar, exclusividade do estande Pisco Bar, vindo diretamente de Brasília. Chicha Morada, Inka Cola, Cusqueña, são oferecidas na barraca de bebidas típicas. Chopp, refrigerante e água estão entre as bebidas na barraca da Cervejaria Campinas. A experiência gastronômica fica ainda mais completa com os doces da La Dulceria, que traz diversas seleções caseiras e características da região dos Andes. Haverá também as participações do El Mercadito, com produtos peruanos, e da barraca Peru Brilho das Artes com peças de artesanato, como os famosos tecidos peruanos.

De acordo com a diretora de Turismo do Escritório Comercial do Peru no Brasil, Milagros Ochoa, o objetivo é aumentar o interesse do público pelas singularidades do país. “É uma ótima oportunidade para aproximar os campineiros da cultura peruana através da comida de rua, da música e da arte”, explica.

Atrações

Para surpreender ainda mais o público, o evento conta com diversas opções de entretenimento para todas as idades. O trio de música andina “Chasky”, a cantora Martha Galdós com a apresentação “Candelaria”, o DJ Antonio Andrade e um grupo de danças peruanas animam os visitantes durante as seis horas de comemoração. A diversão também será garantida para as crianças. Uma área kids, com brinquedos infláveis, promete encantar os pequenos.

“O público da região abraçou essa ideia e nós estamos cuidando de cada detalhe com muito carinho. O Peru ganhou o prêmio de Melhor Destino Culinário do Mundo por oito anos consecutivos, de 2012 a 2019, outorgado pelo World Travel Awards, e é um prazer trazer um pouco dessa premiada gastronomia para a cidade. Não temos dúvidas de que essa edição será mais um sucesso”, comemora Carlos Coutinho, um dos organizadores do evento.

“Apoiamos o evento desde sua primeira edição e é gratificante ver o envolvimento da cidade e a proporção que ele tomou. Estamos orgulhosos”, comemora o cônsul adscrito do Peru em São Paulo, Raul Fernando Meneses Bendezu.

Sorteio de viagem

A Mondiale Viagens realizará sorteios e promoções durante o Festival. Para participar, os interessados devem retirar um formulário no evento e preenchê-lo com informações pessoais.

Entre os prêmios do sorteio está um pacote terrestre gastronômico, para duas pessoas, com reservas e embarques de 15 de agosto de 2019 a 1 de março de 2020 – exceto Natal, Reveillon e Carnaval. O prêmio inclui três noites em hotel da Rede El Tambo, em Lima, tranfer aeroporto/ hotel/ aeroporto e tour no Peruvian Experience.

Serviço:
5º Festival Peruano – Campinas

Data: 21/07/2019 (domingo)
Horário: das 11h às 17h
Local: Praça Carlos Gomes, Centro

Secretaria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Campinas

Deixe uma resposta