Rio Claro homenageia médico que criou as carretas da saúde

Serviço para atender pacientes do SUS também beneficiou população rio-clarense.

0
359
Espaço Mais Saúde Foto: Luciano Caligaris Júnior

O setor de recepção do Espaço Mais Saúde de Rio Claro passou a ser denominado “Roberto Kunimassa Kikawa”, em homenagem ao médico que foi o criador das carretas da saúde e que morreu assassinado no sábado (10). “E a escolha do local não foi por um acaso”, explica o prefeito João Teixeira Junior. “O Dr. Kikawa sempre defendeu e lutou por serviços de saúde que priorizassem a qualidade no atendimento médico com acolhimento e carinho a todos os pacientes, especialmente os que mais precisam. E é ali na recepção o primeiro contato do público com o serviço oferecido no Espaço Mais Saúde”, afirma o prefeito. Ele ressalta ainda que sua admiração por Kikawa se baseia não só pelo profissionalismo, mas também pelo respeito aos mais humildes.

“Dr. Roberto foi um ícone, homem cuja iniciativa extraordinária beneficiou milhões de pessoas”, destaca Djair Francisco, secretário municipal de Saúde.

Foi em 15 de setembro do ano passado que a prefeitura inaugurou o Espaço Mais Saúde, complexo médico hospitalar instalado na Avenida 12 com Avenida Visconde do Rio Claro para realização de consultas, exames e cirurgias. A criação do espaço foi viabilizada através da contratação do Cies Global (Centro de Integração de Educação e Saúde), projeto criado por Roberto Kikawa em 2008 em cumprimento a uma promessa feita ao pai de ser um médico mais humano. O Cies realiza os procedimentos que são pagos pela tabela SUS (Sistema Único de Saúde).

Em Rio Claro, o agendamento dos pacientes é feito pela Fundação Municipal de Saúde por meio da Central de Regulação de Vagas. Desde o início dos trabalhos já foram realizados mais de 25 mil procedimentos em pacientes que estavam na fila de espera por atendimento na rede pública de saúde e algumas filas já foram zeradas.

A iniciativa de trazer as carretas para Rio Claro tem o apoio da Câmara Municipal que em junho do ano passado antecipou a devolução de R$ 1 milhão ao município com o pedido de que os recursos fossem utilizados na saúde.

Por Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Rio Claro

Deixe uma resposta