Rio Claro realiza o 1º Circuito Ambiental Você e a Natureza

Evento será aberto ao público e realizado no próximo dia 28.

0
930
Foto: Luciano Caligaris Júnior

O município de Rio Claro amplia suas ações para se consolidar como referência em processos sustentáveis e práticas que não agridam o meio ambiente e a saúde. Neste sentido, no próximo dia 28 será realizado o 1º Circuito Ambiental Você e a Natureza, evento que foi tema de reunião no início da quarta-feira (18) no gabinete do prefeito João Teixeira Junior.

Na reunião foi apresentado projeto piloto que deverá ser implantado no bairro Bela Vista para estimular ainda mais e conscientizar a comunidade sobre a importância da escolha pela alimentação com produtos naturais.

“Precisamos discutir sobre o que vamos levar para a mesa das nossas casas, a qualidade do que iremos servir para nossas crianças”, destacou o prefeito Juninho da Padaria, acrescentando que as ações do poder público precisam vir acompanhadas da participação da comunidade para que o trabalho dê resultado. “Há mais de 30 anos o deputado Aldo Demarchi iniciou este trabalho, já naquela época sabendo da importância de se falar da agricultura natural”, lembrou o prefeito.

“O bairro Bela Vista receberá o projeto piloto que consiste no incentivo à comunidade para a prática da agricultura natural, inclusive com implantação de hortas caseiras”, explicou o diretor de Silvicultura, Sérgio Litholdo, que na reunião teve seu trabalho destacado por todos.

O vereador André Godoy, presidente da Câmara Municipal, frisou que investir em alimentação é investir na promoção da saúde. “Existe um trabalho em andamento para implantação de abatedouro de galinhas caipiras no município, em uma parceria com a Aval e Korin, e agora este projeto voltado à agroecologia, representando importantes avanços”, ressaltou Godoy. O secretário de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, Emílio Cerri, ressalta que as secretarias municipais têm apoiado as iniciativas por uma melhor qualidade de vida.

Em nome do ex-deputado Aldo Demarchi, o vereador Val Demarchi falou da convicção de que a agricultura natural é o melhor caminho. “A Câmara está à disposição para trabalhar com a prefeitura na promoção da alimentação de melhor qualidade”, observou o vereador Val.

Da reunião também participaram integrantes do grupo denominado “Anjos da Natureza”, que tem como principal objetivo transformar Rio Claro em cidade sustentável e que sirva de modelo para todo o Brasil. Um dos primeiros passos desse projeto visa consolidar o Horto de Ajapi como núcleo de difusão da agricultura natural e orgânica, além dos demais sistemas produtivos de base agroecológica.

Essa ideia ganhou força com iniciativa do vereador André Godoy que instituiu uma Frente Parlamentar Municipal com a finalidade exclusiva de discutir programas e ações voltados à produção de alimentos saudáveis para os consumidores e sem prejudicar os recursos naturais. Da frente também participam os vereadores Carol Gomes, Geraldo Voluntário, Júlio Lopes e Val Demarchi.

O encontro mobilizou voluntários e representantes de secretarias municipais, Rotary Alvorada, Lions Club de Rio Claro Centro, ONG Olinda, Korin Agricultura, Korin Meio Ambiente, Grupo Escoteiro Santa Cruz, Faculdade Asser, Unesp, Daae e Senac.

O evento do dia 28 será realizado no Jardim Público, das 9 às 16 horas, com atividades gratuitas a todos os interessados. “Entre as atividades previstas para o evento estão a confecção de mini ikebanas, mini palestras sobre alimentação saudável, troca de materiais recicláveis por kit verdura natural e distribuição de mudas de hortaliças e de plantas”, explica Sérgio Litholdo, coordenador do evento.

De acordo com Lihtoldo, o objetivo é divulgar a importância da alimentação saudável para a sociedade. Dando a oportunidade às pessoas de conhecerem a maneira correta de alimentação e atitudes no dia a dia que levem à qualidade de vida, por exemplo, ter a própria horta caseira ou comprar produtos naturais ou orgânicos.

Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal de Rio Claro

Deixe uma resposta