Salãozinho de Humor de Piracicaba anuncia crianças e adolescentes premiados

Cerimônia aconteceu no Teatro Erotídes de Campos no último domingo, 6

0
495
Foto: Rafael Bitencourt

Foram anunciados na tarde do último domingo, 6, em solenidade no Teatro Erotídes de Campos, as crianças e os adolescentes vencedores do 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba. Na categoria entre 11 e 14 anos, o primeiro lugar foi para Ayran da Silva Roque, 14 anos, de Santa Bárbara D´Oeste (Escola Estadual Neuza Maria Nazatto De Carvalho). O segundo lugar ficou com Felipe Rafael Schiavinato, 13, de Charqueada (EMEB Prof. Erotides de Campos) e a terceira colocação com Ana Beatriz Nogueiras Nova, 12, de São Paulo (Colégio Decisão). Receberam menções honrosas Gregório Rocha Barbosa Mateus, 12, de Piracicaba (Instituto Saber); Gabriel de Sousa dos Santos, 11, também de Piracicaba (E. E. Prof. José Romão) e Maria Eduarda Rigoni Macedo, 14, de Nova Odessa (Escola Estadual  Alexandre Bassora).

Caio Bonato, 8 anos, com o troféu e ao lado de sua obra vencedora na categoria 7 a 10 anos. Foto: Rafael Bitencourt

Já a categoria entre 07 e 10 anos teve como grande vencedor Caio Bonato, 8 anos, de Mogi Guaçu (Colégio Objetivo Mogi Guaçu). A segunda colocada foi Vitória Fogaça Soto, 10, de Americana (CIEP Anísio Spinola Teixeira) e o terceiro lugar foi para Giovanni Bruno Rotuli, 8, de Mogi Mirim (Colégio Objetivo de Mogi Mirim). As menções honrosas foram para Miguel Angelo Landin, 9, de Piracicaba (Escola Estadual  Prof. Augusto Saes), Monique M.  Marques, 10, de Americana (CIEP Zanaga – Centro Integrado Educação Pública Professora Oniva) e  Isabela Maria da Costa, 8 anos, de Mogi Mirim (Colégio Objetivo Mogi Mirim).

O 17º Salãozinho de Humor compõe a programação do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. É realizado pela Prefeitura, Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (Semactur) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu), com apoio da Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Ensino de Piracicaba, Secretaria de Estado da Educação, Instituto Arcor Brasil e Projeto Arcor – Alimentando Momentos Mágicos.

Crianças e adolescentes premiados, com equipe do Salão e apoiadores. Foto: Rafael Bitencourt
PRÊMIOS

Os contemplados, de acordo com cada colocação, receberam prêmios diversos, como bicicletas, patins, patinetes, bolas de futebol e vôlei. Os prêmios foram concedidos pelo Instituto Arcor, com o objetivo de incentivar uma vida com mais movimento, com brincadeiras ao ar livre, alinhado ao compromisso de sustentabilidade do Grupo Arcor em estimular a vida ativa em crianças e adolescentes.

Ayran da Silva Roque, 14, venceu a categoria 11 a 14 anos com uma obra que retrata o cantor Frank Sinatra. “Eu já ouvia ele e resolvi desenhá-lo, porque ele é um enorme artista e as pessoas o respeitam muito. Eu sou um grande fã”, disse Ayran.

Já Caio Bonato, 8, fez uma escultura de uma árvore em chamas, que foi a campeã na categoria 7 a 10 anos. “Escolhi fazer isso porque as pessoas estão matando muito as árvores. Eu quis demonstrar uma árvore pegando fogo, pra mostrar o desmatamento e falar para as pessoas que é importante preservar”, contou Caio.

O 17º Salãozinho recebeu mais de 3.200 trabalhos, dos quais mais de 200 foram selecionados para compor a mostra. O júri de seleção e premiação do salãozinho foi formado por Sara Pinotti e Maurici Scarpari.

IMPORTÂNCIA DA CULTURA

O prefeito Barjas Negri evidenciou a importância da cultura para os estudantes. “A participação de crianças e adolescentes em atividades culturais é importante e ajuda a despertar a criatividade de nossos alunos e expor seus talentos. Muitos desses meninos e meninas poderão, futuramente, se tornarem bons artistas gráficos”, afirmou.

O Dirigente Regional de Ensino, Fábio Negreiros, falou da importância da iniciativa. “Se nós queremos que o Salão de Humor perdure, nós temos que trabalhar as crianças, que são os futuros cartunistas e humoristas. Nós não podemos deixar morrer essa forma de arte tão importante”, disse.

A secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, ressaltou o nível do salãozinho. “A qualidade das obras tem sido ressaltada por todos. Estamos muito felizes e gostaríamos de parabenizar nossos jovens artistas pelos trabalhos e também os pais, responsáveis e também os professores, por apoiarem esses talentos”, opinou.

SERVIÇO

O 17º Salãozinho de Humor de Piracicaba fica aberto até o dia 27 de outubro, no Armazém 5 do Engenho Central. Visitações: quintas e sextas-feiras, das 9h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Entrada gratuita.

Rafael Bitencourt – MTB 51.477/SP

Deixe uma resposta