Sapucaia 2019 abre o Carnaval de Piracicaba de casa nova

O tradicional desfile de blocos da Sapucaia abre o Carnaval 2019 na avenida Renato Vagner, ao lado do Rio Piracicaba.

0
1115
Bloco Pé na Jaca já é tradicional na Sapucaia. Foto: Adilson Zavarize

O folião piracicabano pode, e deve se orgulhar da tradição e da história de seus carnavais. As festividades de Momo sempre tiveram seu ponto forte na cidade com os desfiles de blocos de foliões, sempre levando milhares de pessoas a festejar e se divertir pelas ruas de Piracicaba, sempre com muita criatividade, onde podemos citar a saudosa “Banda do Bule”, que descia a Rua Governador aos sábados de Carnaval. Mais recentemente, em 2018, os amantes dessa tradição viram uma das maiores manifestações dessa cultura, a Desfile da Sapucaia, ser cancelada por ter alcançado proporções jamais imaginadas, e correr o risco de também ficar apenas na memória de quem conheceu.

Para não permitir que a festa que abre o Carnaval na cidade tivesse esse fim, a ASAS (Associação Amigos da Sapucaia) trabalhou durante o ano passado para encontrar uma saída e manter a tradição. Para isso, foi preciso definir um novo local, a Avenida Renato Vagner, e adequá-lo para que atenda às normas da Lei 13.425/2017, conhecida como “Lei Kiss”.

“Foi um trabalho duro e incessante para que pudéssemos ter a Sapucaia 2019. Além do novo local, providenciamos toda a documentação exigida pela Lei para a realização de um evento do porte da Sapucaia”, explica o presidente da ASAS, Cristiano Nardon. “Não dava pra deixar essa festa acabar. E acredito que não só o folião e os blocos de Piracicaba, mas também aqueles que vem das cidades vizinhas para curtir essa festa, irão aprovar o novo local e toda a organização e segurança, que vai privilegiar principalmente as famílias, que sempre participaram da Sapucaia, mas nos últimos anos ficavam com receio de levar as crianças. Haverá um controle de acesso no local para que não haja superlotação, por isso o número máximo de foliões foi estipulado em pouco mais de 10 mil pessoas”, completou Nardon.

Segurança

Segundo Nardon, a segurança é o ítem principal da Sapucaia 2019. O local foi planejado por um engenheiro para ter melhor fluxo dos foliões controlando o acesso, inclusive com revista na entrada, placas informativas, saídas de emergência sinalizadas, terá uma ambulância à disposição para qualquer eventualidade, brigadista, equipe de segurança especializada e policiais.
A movimentação de ambulantes no entorno será fiscalizado pela PM e por funcionários da Semtre, e somente aqueles devidamente cadastrados terão permissão para atuar.

Vale frisar, que por motivos de segurança, não será permitida a entrada de coolers. Os blocos inscritos que tem o próprio “open bar”, devem comunicar antecipadamente a organização para serem autorizados. Outra novidade é a de que os grandes blocos, com mais de 200 integrantes, deverão levar um brigadista e um segurança. Menores desacompanhados dos pais deverão portar as autorizações e documentos. Além disso, cada bloco vai definir um representante junto à organização.

Acesso

A entrada será realizada somente pelo início da avenida, próximo à ponte Zé do Prato (ponte do shopping, fundos do Lar dos Velhinhos).

A entrada será dividida em 03, onde o folião vai ser identificado por pulseiras e passará por revista, que será executada pela equipe de segurança contratada pelo evento:

01 – Entrada de Blocos que receberão suas pulseiras antecipadamente e na apresentação desta já terão sua entrada liberada;
02 – Entrada de público em geral, que receberá a pulseira neste momento;
03 – Entrada para menores e seus responsáveis, e demais atendimentos e ocorrências que se farão necessários na data.

Estacionamento solidário

Para quem vai para a Sapucaia 2019 de carro, mais uma novidade: será disponibilizado um espaço nos fundos do Lar dos Velhinhos para que o folião brinque tranquilo. Além disso, metade de toda a arrecadação do estacionamento, que vai custar 20 reais, será revertida para o Lar dos Velhinhos de Piracicaba.

Programação

14:00 – Abertura ao Público
14:00 – DJ Ricardo Oliveira
15:00 – Dupla James e Phelipe
16:00 – Axé Pegando Fogo
17:00 – Grupo Intuisamba
18:00 – Concentração dos Blocos
18:30 – Desfile dos Blocos (Encerrando o Evento)

Serviço
Sapucaia 2019 – A Sapucaia criou ASAS e voou para o Rio Piracicaba

Quando: dia 23 de fevereiro (sábado)
Horário: das 14h às 22h
Local: Avenida Renato Vagner, Piracicaba/SP
Estacionamento: R$ 20,00 – Fundos do Lar dos Velhinhos
Entrada franca.

Por Adilson Zavarize
BuskakiNews

Deixe uma resposta