Saúde: Saiba sobre os quatro sorotipos do vírus da dengue, doença transmitida pelo Aedes aegypti

Atualmente, existem quatro tipos de vírus da dengue circulando no Brasil – os sorotipos 1, 2, 3 e 4.

0
435
Mosquito Aedes Aegypti, trasmissor da dengue

A dengue – doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti – representa um risco para toda a população brasileira. Ela se manifesta em crianças e adultos com sintomas como a febre alta acompanhada de dor de cabeça, dor atrás dos olhos, no corpo e muito mal-estar.

O Ministério da Saúde adverte que esses sintomas costumam durar cerca de cinco dias e são curados naturalmente. Atualmente, existem quatro tipos de vírus da dengue circulando no Brasil – os sorotipos 1, 2, 3 e 4. Cada pessoa pode ser infectada até quatro vezes, porém a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para o paciente. Mas atenção: a dengue pode levar à morte, e o problema está nas complicações ou hemorragias que a pessoa pode desenvolver a cada vez que passa pela doença, como explica o médico sanitarista da Fiocruz, Claudio Maierovitch.

“O vírus que causa dengue tem quatro tipos diferentes. Nós chamamos de sorotipos porque o que diferencia um do outro é o tipo de anticorpo que o organismo humano produz para cada um deles, que é diferente. Mas o vírus tem o mesmo comportamento. Como a reação é específica para cada um dos sorotipos, as pessoas podem ter a infecção por um tipo de vírus mesmo já tendo tido por um dos outros. Uma pessoa que já teve dengue uma vez por um sorotipo, quando tem uma segunda vez, tem um risco maior de desenvolver uma forma mais grave da doença”, afirma.

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito transmissor, o Aedes aegypti. Elimine a água armazenada dentro de casa e nos quintais. Ralos, vasos de plantas, galões de água, pneus, garrafas plásticas, piscinas sem uso e sem manutenção e até mesmo recipientes pequenos, como tampas de garrafas, podem virar criadouros do mosquito.

Você já combateu o mosquito hoje? A mudança começa dentro de casa. Proteja a sua família. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

Ministério da Saúde
Governo Federal. Pátria Amada, Brasil

Deixe uma resposta